Mundo

Sindicatos querem parar Paris na próxima terça

None

Dois dos principais sindicatos franceses convocaram nesta terça-feira uma greve para o dia 28 de março nos transportes públicos parisienses como parte dos protestos contra o Contrato Primeiro Emprego (CPE), que provocou uma intensa mobilização na França. O governo do primeiro-ministro, Dominique de Villepin, nega-se a ceder à crescente pressão dos sindicatos e movimentos estudantis, que querem transformar a próxima terça-feira, 28 de março, numa nova demonstração de força contra o CPE.

A paralisação afetará, sobretudo, os ônibus, metrôs e trens das proximidades de Paris, pelos quais transitam diariamente centenas de milhares de pessoas entre a periferia e o centro da capital francesa. Outras cinco centrais sindicais anunciaram a convocação de uma greve nos serviços ferroviários franceses, também para 28 de março.

O CPE, um contrato para menores de 26 anos aprovado recentemente pelo Parlamento, permite a demissão sem justificativas por um período de dois anos após a assinatura do contrato.


AFP

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

“Estou morrendo”, Pepe Mujica revela que câncer está se espalhando e faz apelo

2

Mundo

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

3

Mundo

Aos 116 anos, freira brasileira é considerada a pessoa mais velha do mundo

4

Mundo

Presidente afastado da Coreia do Sul será preso até segunda-feira, dizem investigadores

5

Mundo

Porto Rico fica sem energia na véspera do Ano Novo; apagão atinge 90% da população