Política

[EXCLUSIVO]Lourdinha Aragão e Marta Ramalho vão receber prêmio Prefeit

Lourdinha Aragão e Marta Ramalho serão homenageadas nesta quinta-feira junto com o prefeito Ricardo Coutinho pelo projeto Empreender-JP

O Sebrae da Paraíba entrega nesta quinta-feira (23) o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2005 durante solenidade no Hotel Tambaú, a partir das 19h30. Oficialmente, os nomes dos vencedores só serão divulgados durante a entrega dos prêmios, mas a reportagem do clickpb conseguiu confirmar os nomes de dois dos três prefeitos que vão merecer destaque este ano.

Entre eles, duas mulheres: Lourdinha Aragão, de Monteiro, e Marta Ramalho, de Bananeiras. A primeira por projetos de caprinocultura e a segunda por projetos de desenvolvimento da criação e comercialização de peixes. O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), também receberá destaque pela iniciativa do projeto Empreender-Jp, que financia pequenos negócios na Capital. O projeto concorrerá, inclusive, em nível nacional.

“A idéia é estimular a gestão empreendedora entre os prefeitos, e tornar isso comum ao resto do Estado e também do país, numa perspectiva de inclusão econômica e social de pequenos empreendedores, estejam eles na zona rural ou na zona urbana”, afirmou o superintendente do Sebrae na Paraíba, Carlos Batinga.

Como nas edições anteriores, cada estado, por meio de uma banca examinadora, avalia os projetos apresentados pelos municípios candidatos e seleciona apenas um para continuar no concurso na etapa seguinte. Para este ano, o prêmio contempla ainda uma categoria especial (grandes cidades) para os municípios acima de 200 mil habitantes.

Neste caso, a Paraíba será representada por João Pessoa, único município que se candidatou na categoria. O Empreender JP foi o projeto apresentado pela prefeitura e tem por objetivo facilitar o acesso a financiamentos por parte de empreendedores de pequeno porte.

As demais cidades inscritas concorrem entre si, que são: Gurjão, Monteiro, São Bentinho, Patos, Bananeiras, Pilões, Livramento e Boqueirão.

Durante a solenidade no Hotel Tambaú, além de João Pessoa, será anunciada mais uma cidade a continuar concorrendo ao prêmio na categoria regional. Ao final do concurso, serão cinco projetos escolhidos, cada um representando sua respectiva região (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). A premiação será uma viagem internacional a um centro referência em empreendedorismo.

Os projetos estaduais são diversificados e propõem caminhos inovadores no aspecto de gestão pública. As cidades de Gurjão, Livramento e Monteiro, no Cariri, investiram na caprinovinocultura como diferencial, com a criação de eventos temáticos, apoio as cooperativas, associações e apoio técnico aos produtores.

Em Patos, no Sertão, as intervenções nos segmentos calçadista e na implantação de pólos de artesanato, confecções e criação de consórcio turístico apontam como fatores competitivos para a conquista do prêmio. A floricultura em Pilões, a piscicultura em Bananeiras, as redes de dormir em Boqueirão e o apoio ao micro empreendimentos em São Bentinho, completam os concorrentes ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Confira as principais ações de cada projeto:

Gurjão – Serviço de elaboração de projeto junto a Emater, para captação de recursos e crédito ao produtor rural / Festa do Bode na rua no alavancamento do turismo

Livramento – Inclusão de leite de cabra na merenda escolar/ Festival Forrobodó

Boqueirão – Modernização da feira livre e do mercado público/ Incentivo e revitalização da produção de redes de dormir com alternativa de renda

Monteiro – Construção de abatedouro e frigorífico de caprinos/ Realização de feiras e espaços de aperfeiçoamento técnico e de mercado para produtores.

Bananeiras – Elaboração de lei para financiamento e incentivo fiscal aos micro e pequenas empresas/ Apoio a construção de reservatório para o cultivo de peixes e ampliação das compras públicas junto aos produtores, na abertura de espaço de comercialização.

Pilões – Apoio a associação de floricultores/Fortalecimento técnico e institucional a floricultoras

Patos – Criação do consórcio de turismo e de espaços para eventos e feiras/ Implantação do pólo calçadista e de confecções

São Bentinho – Revitalização do mercado público e abertura de espaços de comercialização para os rendeiros

João Pessoa Incentivo a novos negócios por meio do Projeto Empreender/ Criação do Fundo Municipal de Apoio à Micro e Pequenos Negócios.

Redação ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Desaprovação de Lula cresce e chega a 49,8%, diz AtlasIntel

2

Política

Sessão para escolha da presidência da Câmara de Santa Rita é encerrada com soco entre vereadores

3

Política

Reforma administrativa: Marcílio do HBE deve assumir cargo na Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Após confusão e várias remarcações, Epitácio Viturino é eleito presidente da Câmara de Santa Rita

5

Política

Cícero Lucena coloca aliados como favoritos na chapa governista em 2026, mas diz que definições só virão no ano que vem