Educação

Escolas da rede estadual vão instalar Comitês Antidrogas

None

As Secretarias da Administração Penitenciária e Educação e Cultura do Estado assinaram na última segunda-feira um termo de parceria para instalação de Comitês Antidrogas- CADS- nas escolas da rede estadual de Ensino em João Pessoa. Em outra etapa os comitês serão instalados em escolas no interior do Estado. A parceria entre a Educação e Cultura e a Administração Penitenciária foi firmada através do Conselho Estadual de Entorpecentes – Conen/PB, cujo presidente é o secretário Pedro Adelson. A parceria prevê a execução de ações do governo voltadas para a prevenção às drogas nas escolas.

Pela proposta técnico-pedagógica elaborada por educadores com profissionais do Conen, os Comitês Antidrogas devem ser instalados em todas unidades da rede estadual de ensino da Paraíba, cujo objetivo é prestar um serviço educacional que venha a inserir a comunidade escolar em toda extensão dos problemas que envolve o consumo de drogas e as conseqüências advindas dessa prática que vem desajustando milhares de famílias.

Para o secretário Pedro Adelson, presidente do Conen, a escola tem um papel importante na orientação dos alunos para o perigo das drogas, mas ele ressalta que a família tem um papel predominante. Segundo o secretário, os professores e outros técnicos irão atuar de braços dados com a sociedade, pois dessa forma os resultados serão ainda mais positivo.

Será responsabilidade do Conselho Estadual de Entorpecentes a capacitação de professores e técnicos, dentro de uma dimensão de trabalho pedagógico e de compreensão científica que envolve a drogadependência. O Conen tem ainda o objetivo de organizar material de apoio de apoio para estudo e pesquisa Competirá à Secretaria da Educação e Cultura indicar educadores para organização, orientação e acompanhamento dos CADS, apoiar a reprodução de material informativo sobre as drogas como apostilas, folderes, cartazes, cartilhas e dar suporte técnico e financeiro aos cursos de capacitação de professores.

Durante a assinatura da parceria, no Memorial da Cidadania, no 5º andar da Secretaria da Administração Penitenciária, no Centro Administrativo, foram apresetados slides com trabalhos realizados por alunos da escola estadual Celestin Malzac, no Valentina Figueiredo e retratam os males causados pelas drogas. Os dirigentes da escolas e os alunos desenvolvem atividades que exaltam o papel da família e da escola na prevenção ao uso de entorpecentes. Pelos trabalho realizados, a escola Celestin Malzac foi agraciada pela Secretaria Nacional Antidrogas, em Brasília, com o diploma de honra ao mérito. A escola será a pioneira em receber a instalação do Comitê Antidrogas.


Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais de mil vagas para cursos de artes gratuitos são ofertadas em Campina Grande

2

Paraíba

Após morte de ciclista, João Azevêdo diz que Segurança age para que “atos lamentáveis como este não fiquem impunes e não voltem a acontecer”

3

Paraíba

Triplicação da BR-230: superintendente do DNIT relata ‘dimensão dos transtornos’ que atrasa obras em Cabedelo

4

Paraíba

Sessão para escolha da presidência da Câmara de Santa Rita é encerrada com soco entre vereadores

5

Paraíba

Reforma administrativa: Marcílio do HBE deve assumir cargo na Prefeitura de João Pessoa