Uma recente onda de invasões de terra por camponeses destaca, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal americano “The Christian Science Monitor”, o desencantamento de antigos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acusam o governo de não ter conseguido combater os problemas sociais do país.
O jornal comenta que movimentos sociais esperavam que Lula, que defendeu a reforma agrária por décadas como sindicalista e líder da oposição, acelerasse a distribuição de terra ao tomar posse, em janeiro de 2003, mas até agora distribuiu pouco mais da metade do que havia prometido.
Lula havia recebido o apoio eleitoral de grupos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), após prometer distribuir pedaços de terra a 400 mil famílias e conceder títulos de propriedade para outras 500 mil famílias que já têm terra, mas não têm a documentação legal.
Segundo o jornal, as invasões têm como objetivo pressionar o governo num período pré-eleitoral.
A reportagem destaca, porém, que apesar dos problemas com a reforma agrária e dos escândalos de corrupção envolvendo seu governo e seu partido, Lula mantém uma alta popularidade e permanece como o favorito nas pesquisas para a eleição de outubro.
Fonte: Folha Online
Invasões de terra mostram “desencantamento” com Lula, diz jornal
None
Política
Política
Política
Política
Política