Tem início nesta quinta-feira às 20h, em Campina Grande, no Sesc Centro, a 29ª edição do Congresso Nacional de Violeiros. Patrocinado pelo Governo do Estado, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o evento segue até o próximo sábado (25). Os ingressos custam R$ 5,00 por dia.
A noite de abertura será marcada pelas apresentações especiais do paraibano Oliveira de Panelas e do cearense Bonedes Eduardo. O público terá a oportunidade ainda de conferir a participação dos emboladores Patativa, do Recife e Lavandeira, de Ingá.
Sob o crivo de uma comissão seletiva formada pelos poetas repentistas paraibanos Agamenon Santos e Apolônio Cardoso juntamente à Zenilde Batista, do Ceará, 10 duplas de violeiros foram convidadas a participarem dos duelos de classificação, que acontecem nestas quinta (22) e sexta-feira (23); para a etapa final, a ser realizada no dia 24. Serão escolhidas três duplas por classificatória. A programação terá início sempre às 20h, no Sesc Centro.
Neste dia 22 estarão duelando as duplas Edivaldo Zuzu (PE) e Biu Dionísio (PE); Erasmo Ferreira (PB) e Geraldo Brito (PB); João Lourenço (PB) e Sebastião Dias (RN); Rogério Menezes (PB) e Hipólito Moura (PI); e Severino Feitosa (PB) e Titico Caetano (PB).
A programação desta sexta-feira (24) será aberta com a apresentação do declamador mirim Gabriel Diniz, de 11 anos de idade e natural de Pocinhos (PB). Serão apresentados fragmentos de poesia matuta. Os duelos ficam por conta de Antônio Lisboa (RN) e Edimilson Ferreira (PI); Acrísio de França (PB) e Ribamar Freire (CE); Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano (PB); José Cardoso (RN) e Moacir Laurentino (PB); e Valdir Teles (PB) e João Paraibano (PB).
Cada dupla será analisada por uma comissão julgadora que observará os seguintes aspectos: rima, métrica e oração. Os poetas estarão recebendo através de sorteio um envelope no qual está definido todo o programa de sua apresentação. Integram o júri, o professor José Tavares de Souza e os poetas populares João Guedes Milanez, Iremar Cunha Barros e Edílson Pereira.
A noite de encerramento, além dos desafios das seis duplas classificadas, também haverá apresentações dos emboladores Patativa, do Refice; Lavandeira, de Ingá; Soledade, de João Pessoa e Minervina, de Cuité. Nas violas, a programação oferece ainda a participação dos campinenses Zé Laurentino e Iponax Vila Nova.
Informações pelo telefone: 3337 4646.
Fonte: Secom PB
Congresso Nacional de Violeiros começa nesta quinta-feira em Campina G
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil