Com quarenta anos de profissão, o radialista Cardivando de Oliveira, não apresenta o menor sinal de cansaço ou desilusão. Cardivando trabalhou vinte anos na Rádio Arapuan AM e agora na Rádio Sanhauá AM, onde também completou vinte anos de atuação. Inclusive, foi um dos poucos radialistas que quando foram para outra emissora, recebeu todo apoio, pois junto com ele, foi também o público que se manteve fiel ao comunicador que conseguia transmitir através do rádio, a interatividade e cumplicidade.
Durante esse tempo, o radialista apresentou 25 tipos de programa, entre eles, programa de forró e esportivo. Ficou conhecido também como o “Homem da Rua”, por sair da cabine e ir pessoalmente às ruas, para ficar mais perto do povo e dos problemas que afligem a sociedade. Cardivando fundou o Sindicato das Empregadas Domésticas, Sindicato de Rádio e Televisão e ainda, Associação de Quadrilhas Juninas. Além disso, foi vereador no período de 1988 até 1992. Vale ressaltar que Cardivando de Oliveira, nunca deixou seus ouvintes em nenhum dia de seu mandato. Abria a Rádio às cinco horas da manhã fielmente, antes de partir para suas atividades políticas. Vale ressaltar que o São João e o Carnaval de João Pessoa, não teriam o mesmo brilho sem a presença de Cardivando.
Poucos radialistas têm o poder de persuasão e domínio que Cardivando possui. Quando por exemplo, em certa parte do programa diz que deseja receber ligações de determinados bairros da cidade, logo em seguida, várias pessoas de tal localidade ligam e têm seu espaço. Outro exemplo, é quando Cardivando expõe algum fato de importância para a sociedade, apresenta a defesa e a acusação, mas deixa que o público dê a decisão final.
De acordo com o locutor, o maior problema da rádio AM, é a falta de respeito por parte da equipe que faz a rádio FM, dos publicitários e até mesmo da própria sociedade, que muitas vezes acreditam que a rádio AM é algo ultrapassado ou que não consegue vender um produto. “O público da rádio AM é mais fiel, porque já é um público formado e que acompanha há mais de trinta anos”, disse.
É fundamental lembrar que o trabalho da rádio AM, é plausível devido as inúmeras dificuldades que passam, pois algumas sobrevivem apenas por determinados programas. “Um comunicador competente e que tenha interação com o público, é indispensável”, ressaltou.
E toda alegria que Cardivando transmite pelas ondas do rádio AM, esteve presente em um almoço de comemoração do aniversário do locutor, no Restaurante Picuí, no bairro da Torre. Prestigiaram o evento, várias personalidades, como por exemplo, o ex-prefeito Cícero Lucena, e os ex-vereadores Marcos Vinícius e Nana. Dando continuidade a comemoração, houve uma festa com várias bandas, como Casca e Nó, Bereguedê, Cicinho Lima e outros. A equipe do Clickpb parabeniza esse homem que faz a diferença no rádio paraibano e contagia todos com sua voz incomparável e seu carisma indiscutível.
Por fim , Cardivando deixou uma mensagem para os jovens que desejam ingressar na vida de comunicador e vêem no rádio, uma forma de realização. “Para quem acredita que o rádio é um grande potencial, continuem acreditando, mas saibam que para fazer é preciso muita confiança”, declarou.
Valéria Sinésio
Clickpb
Cardivando de Oliveira: líder de audiência na rádio AM
O maior problema da rádio AM, é a falta de respeito, disse o radialista
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba