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TUI aumenta receitas do turismo em 5,8% Distrúrbios em França penaliza

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O grupo TUI, nº 1 europeu do turismo, anunciou hoje que em 2005 este sector registou aumentos do número de clientes, em 9,1% para 21,6 milhões, do volume de negócios, em 5,8% para 14,1 mil milhões de euros, e dos resultados, em 2% para 360 milhões de euros, com a menor progressão dos lucros a ser explicada por factores excepcionais, nomeadamente os distúrbios sociais em França no final do ano passado.

Na apresentação destes resultados à imprensa, o CEO do grupo, Michael Frenzel, afirmou que o ano transacto evidenciou uma “tendência positiva” quanto à expansão dos negócios e atribuiu a menor progressão dos resultados ao impacto de acontecimentos excepcionais em França, terceiro maior mercado emissor europeu.

O balanço do grupo divulgado hoje salienta que todas as divisões da área de Turismo tiveram aumentos do volume de negócios, em diferentes graus, e quanto aos resultados atribui o aumento aos desempenhos nas divisões Europa Central, Europa do Norte e Destinations , que compensaram a perda verificada na Europa Ocidental, especialmente em França, e a redução na divisão que agrupa outras actividades.

Na divisão Europa Central o grupo teve um aumento do volume de negócios em 6%, para 5,7 mil milhões de euros, que foi gerado principalmente pelo mercado alemão, o qual, acrescenta, “teve o maior crescimento” na actividade operador turístico, designadamente dos “especialistas”.

O grupo assinala ainda que as companhias aéreas Hapag-lloyd Flug e hapag-Lloyd Express tiveram bons desempenhos, com a segunda a apresentar os primeiros resultados positivos.

Quanto aos outros países, a Suíça evidenciou uma “tendência positiva” na sequência do realinhamento das actividades do negócio de operador turístico, e na Áustria o crescimento foi gerado pela expansão para os países vizinhos do Leste.

Os resultados desta divisão aumentaram 33,3%, para 83 milhões de euros, principalmente pelo crescimento do negócio na Alemanha.

Na divisão Europa do Norte, o volume de negócios aumentou 2,9% para 4,8 mil milhões de euros, principalmente pelo desenvolvimento do negócio no Reino Unido, com a Irlanda a continuar a evidenciar “dificuldades” e a não atingir o mesmo nível de 2004 e o mesmo a suceder nos países nórdicos, neste caso pelo impacto no mercado sueco do tsunami na Ásia.

Os resultados desta divisão ascenderam a 109 milhões de euros, mais 40,4% que em 2004, apesar de custos não recorrentes associados a novas operações da low cost Thomsonfly, pela melhoria da rentabilidade no Reino Unido, na sequência da reestruturação das actividades de distribuição e operação turística, e nos países nórdicos e uma estabilização na Irlanda.

A divisão Europa Ocidental foi a que teve o maior crescimento em termos de volume de negócios, com um incremento em 9,9%, para 2,8 mil milhões de euros, mas com uma degradação da rentabilidade, tendo passado de 40 milhões de euros de resultados positivos em 2004 para um prejuízo de 10 milhões no ano passado.

O Relatório refere que os três mercados — França, Holanda e Bélgica — contribuíram para o aumento da actividade, destacando o mercado o mercado holandês, pelo bom desempenho na actividade de operador turístico e o início das operações da Tui Airlines Nederland, em Abril do ano passado.

França foi destes mercados o que teve o aumento mais moderado do volume de negócios e o que mais penalizou os resultados, apresentando prejuízos, que o grupo atribui a custos não recorrentes relacionados com a renovação da frota de B747 da Corsair, bem como da sua rede, a competição acrescida no segmento de seat-only da transportadora aérea, bem como uma degradação na actividade de operador turístico, que teve uma “queda significativa” dos resultados, cuja principal razão foi o impacto dos distúrbios em várias cidades nas vendas no período de Natal, o qual em 2004 tinha gerado “lucros fortes”.

Na apresentação dos resultados aos jornalistas, o CEO do grupo TUI destacou o impacto dos conflitos de rua em várias cidades, realçando que, evidenciando o mercado já alguma fraqueza, esses acontecimentos provocaram uma queda de 20% no volume de vendas em Dezembro, período forte em vendas e margem.

Para a divisão Destinations o grupo indicou que em 2005 o volume de negócios aumentou em 4,8% para cerca de quinhentos milhões de euros, com incrementos tanto por parte das actividades de agência de incoming como na hotelaria, que compensou o desinvestimento no Anfi Group.

Esta divisão teve um aumento dos resultados em 17,9%, para 169 milhões de euros, que foi atribuído principalmente à actividade hoteleira, à inclusão pela primeira vez de uma empresa hoteleira na Turquia e o início da consolidação do Toufag Group, que gere três clubs Robinson em Espanha.

O grupo acrescenta que os resultados da actividade das agências de incoming também aumentaram, destacando a melhoria da rentabilidade da TUI Espanha.

A divisão “Outros” gerou um volume de negócios de cerca de 300 milhões de euros, mais 2,1% que em 2004, pelo incremento das comissões do segmento de business travel, mas os resultados reduziram-se para cerca de nove milhões de euros, o que foi explicado pela forte aumento da concorrência e diferenças de timing na regularização de comissões.

Fonte: Press Tur

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