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Nova estratégia europeia para o turismo aposta na promoção conjunta do

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A Comissão Europeia anunciou ontem em Viena o lançamento de uma nova estratégia para fortalecer a competitividade do turismo nos 25, que tem como um dos pilares a promoção conjunta, tendo em conta que “muitos turistas consideram a Europa um destino único”.

Em comunicado, a Comissão indica que a nova estratégia aposta em fomentar a coordenação sobre as políticas de turismo dos Estados membros, bem como na colaboração entre empresários, e anuncia que vão ser destinados fundos europeus para projectos relacionados com a preservação das “heranças” culturais e naturais, desenvolvimento de infra-estruturas para melhorar a mobilidade e aumentar a qualidade dos serviços.

O lançamento do portal visiteurope.com foi, no imediato, o primeiro sinal desta estratégia (ver “Comissão Europeia lança visiteurope.com numa estratégia de destino único”)

Outras medidsa previstas no âmbito da nova estratégia são a adopção de uma “Agenda XXI” para a promoção do turismo sustentável, tendo por base o trabalho elaborado pelos empresários que integraram o Grupo de Turismo Sustentável, a melhoria das normas sobre turismo no velho continente e o fomento das consultas entre os países membros e os empresários do sector sobre novas propostas.

Na análise apresentada ontem, a Comissão Europeia destaca que embora o velho continente seja o primeiro destino turístico mundial, tem vindo a perder terreno para outros continentes, designadamente para a Ásia.

“Temos que fazer mais para manter a nossa vantagem comparativa”, afirmou o vice-presidente da Comissão Europeia, Günter Verheugen, na apresentação da nova estratégia, acrescentando que as propostas da comissão “acrescentam um valor europeu aos esforços dos Estados membros e contribuirão para promover a União Europeia como destino turístico único de forma mais eficaz e coordenada”.

Na apresentação, os responsáveis da Comissão salientaram o impacto económico do turismo na Europa, indicando que o sector, que representa 4% do PIB, é formado por dois milhões de empresas que empregam oito milhões de pessoas, o que equivale a cerca de 4% da população activa.

O impacto directo e indirecto eleva-se a 11% do PIB e do 12% do emprego, com cerca de 24 milhões de postos de trabalho.

O informe apresentado pela Comissão Europeia salienta que a Europa enfrenta a concorrência crescente de “novos destinos que oferecem serviços e produtos inovadores” e destaca como um dos desafios o envelhecimento da população do continente, como o aumento contínuo do número de viajantes com mais de 50 anos, acrescentando que esta tendência propiciará o desenvolvimento do turismo de saúde e relacionado com a descoberta do património cultural e natural.

“A sustentabilidade nos planos económico, social e ambiental é o factor chave para a competitividade dos destinos turísticos, o bem estar das suas populações, a criação de emprego e a preservação e melhoria dos centros de interesse de interesse natural e cultural”, indica o informe.

O documento indica que no período 2007/2013 serão disponibilizados fundos para fomentar o desenvolvimento das empresas do sector, dos serviços e das infra-estruturas, e exorta os Estados, as regiões, as autoridades locais e os empresários a colaborarem no sentido de garantir que o turismo “aproveitará plenamente os instrumentos financeiros europeus”

A Comissão anunciou ainda que consultará regularmente o sector a respeito das medidas que tenham impacto na sua actividade, apontando como exemplo o próximo Livro Verde dos assuntos do mar, que envolve o turismo nas zonas marítimas, e anunciou que no próximo ano apresentará a “Agenda XXI Europeia para o Turismo”, cujo objectivo é fortalecer a sua sustentabilidade.

O documento anuncia ainda que são objectivos do executivo comunitário rever a legislação comunitária no sentido de reduzir encargos administrativos para o sector, melhorar a produção estatísticas e a informação e aumentar a notoriedade da actividade pela realização de Fóruns Europeus do Turismo.

Fonte: Press Tur

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