Saúde

Prefeitura de Bayeux realiza plenária popular no bairro do São Bento

None

Cerca de 200 pessoas, a maioria delas moradores do bairro do São Bento, da cidade de Bayeux, participaram da segunda Plenária Popular promovida pela Prefeitura Municipal. O encontro, realizado na noite da última terça-feira (21), no Ginásio de Esportes Severino do Ramo Soares da Costa (Salomé), teve como objetivo ouvir sugestões da população para que a atual gestão municipal possa trabalhar de forma mais eficaz na solução dos problemas que atingem aquela localidade e, conseqüentemente, seus habitantes. No local, também foi montado um stand da Secretaria Municipal de Saúde, onde foram entregues preservativos e materiais educativos de prevenção sobre DST/AIDS. E ao final, foi oferecido um sopão aos presentes, organizado sela Secretária de Ação Social do Município. A proposta da Prefeitura é realizar plenárias em todos os bairros da cidade.

Os trabalhos foram abertos pelo prefeito Jota Júnior, que participou do encontro acompanhado por secretários e assessores. “Estamos aqui para mostrar de forma transparente e aberta tudo o que foi feito através da atual administração e, também, para ouvir sugestões de melhoria e acatar, dentro das limitações do orçamento municipal, as necessidades mais urgentes dessa comunidade”, disse o prefeito. Em seguida, Jota Júnior detalhou as despesas herdadas de administrações anteriores, cujos valores acumulados superavam R$ 2,7 milhões. “Devido a cruel situação em que nos foi entregue a Prefeitura de Bayeux, em 2005, tivemos que optar entre a realização de grandes obras ou a reorganização da casa, com o equilíbrio das contas públicas. Escolhemos a segunda opção porque acreditamos que não havia possibilidade de pensarmos em ações de grande porte, com os orçamentos todos estourados”, declarou.

Em seguida, o prefeito de Bayeux apresentou as ações já desenvolvidas no município, no seu no primeiro ano de mandato. O pagamento dos servidores em dia, inclusive com atualização dos valores atrasados e do 13º salário; a reativação das festas populares; a criação do novo centro administrativo (a compra do prédio foi feita com recursos próprios); a entrega de 47 casas populares; a instalação da Ouvidoria e do Procon Municipal; a implantação do Sistema Positivo em toda a rede municipal de Ensino;a inauguração da Farmácia Popular; a instalação do Procon Municipal, a reabertura de seis creches, foram algumas das ações destacadas por Jota Júnior.

A plenária foi mediada pelo o secretário de Gestão e Controladoria, Wellington Geraldo Bezerra, que coordenou a atuação da platéia que pôde se manifestar, apresentando sugestões de ações para serem desenvolvidas no bairro do São Bento. Na ocasião, os moradores tiveram vez e voz durante a plenária, representados pelos seus líderes comunitários. A presidente da Associação Amigos do Lar, Solange Gomes, o diácono da Igreja Católica do São Bento, Patrick Villarim, além dos moradores do bairro Geovani Firmino, João Pereira e o Prof. James Belmiro se pronunciaram durante a plenária. “A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa, pois esse contato direto com a população é essencial para o crescimento da cidade”, declarou Solange Gomes.

As reivindicações mais freqüentes apresentadas na Plenária foram: solicitação de calçamento de ruas, melhoria na segurança, serviços de iluminação pública e na praça do bairro, pintura de faixas de pedestres e semáforos nas principais vias, reforma do mercado público e implantação de uma creche.

Durante o encontro, todas as sugestões foram anotadas pelos secretários e assessores do prefeito. Ao final da plenária, Jota Júnior voltou a se pronunciar e assegurou o encaminhamento das ações, com resolução, a curto, médio e longo prazo, dependendo das intervenções a serem desenvolvidas. “As mais simples, que dependem de poucos recursos, serão resolvidas ainda essa semana, a exemplo da pintura das faixas de pedestres e da aluminação da praça. Já as mais complexas, iremos estudar e encaminhar para as devidas providências”, garantiu o prefeito.

A proposta da plenária é contemplar todos os bairros de Bayeux, assegurando assim mais um mecanismo de participação democrática na administração pública da cidade. A primeira plenária ocorreu no dia 21 de fevereiro, no pátio da unidade do Programa Saúde da Família (PSF), no bairro do Baralho. Além do Baralho e do São Bento, São Sebastião, Tambay, Jardim São Lourenço, Jardim São Severino, Alto da Boa Vista, Brasília, Rio do Meio, São Vicente, Manguinhos, Jardim Aeroporto, Comercial O Norte e Mário Andreazza são os outros bairros que fazem parte de Bayeux. A Prefeitura ainda não definiu qual será o próximo bairro contemplado com a realização da terceira plenária, nem a data de realização do encontro.

Fonte:

News – Assessoria & Comunicação

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Cientistas desenvolvem nanorrobôs que podem ‘matar’ células cancerígenas

2

Saúde

Risco de queimaduras aumenta 25% nas férias de julho

3

Saúde

Paciente morre de meningite transmitida por caramujo africano; Fiocruz alerta para cuidados

4

Saúde

Divertidamente na vida real: como gerenciar Raiva, Tristeza e Alegria com Inteligência Emocional

5

Saúde

Brasil tem quase 3 vezes mais crianças com excesso de peso e diabetes cresce