Cerca de 200 estudantes fizeram na manhã desta quarta-feira (22) uma manifestação pelas ruas do centro de Belo Horizonte, reivindicando o meio-passe no transporte coletivo da capital. Os manifestantes se dirigiram até a Praça da Liberdade, em frente à sede do governo.
A Polícia Militar tentou impedir o avanço da passeata, mas, segundo o Comando de Policiamento de Trânsito (CPtran), o protesto não trouxe prejuízos ao tráfego de veículos na região central da capital.
Manifestações pelo passe livre e contra o aumento das tarifas de ônibus acontecem hoje em pelo menos 50 cidades de todo o País. Os estudantes alegam que o preço das passagens é um dos principais motivos da evasão escolar.
Belo Horizonte e Curitiba são as duas únicas capitais brasileiras onde os estudantes não têm nenhum tipo de desconto nas passagens. Em Cuiabá e Rio de Janeiro, os estudantes uniformizados já têm passe livre. Em Brasília, pagam um terço da passagem e nas demais capitais, metade do preço.
Todos os anos, 6,8% dos estudantes do ensino fundamental e 7,7% do ensino médio deixam de estudar, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação. Segundo assessoria, o MEC ainda não tem uma pesquisa que revele as causas da evasão escolar.
Redação Terra
PM tenta impedir protesto de estudantes em BH
Cerca de 200 estudantes fizeram na manhã desta quarta-feira (22) uma manifestação pelas ruas do centro de Belo Horizonte, reivindicando o meio-passe no transpor
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde