O Hospital Municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi condenado a pagar uma indenização de R$ 12 mil a uma empregada doméstica por danos morais, por ter apresentado um falso resultado positivo em um exame anti-HIV.
A doméstica conta que, em janeiro de 2003, procurou um posto de saúde para fazer controle pré-natal na cidade de Ibirité. Como seu exame de sangue apontava baixa quantidade de plaquetas, o médico considerou sua gravidez de risco e a encaminhou para o Hospital Municipal de Belo Horizonte.
No hospital, foram pedidos novos exames e informado que a doméstica era soropositiva, encaminhando-a para cesariana de emergência, antes de completados os nove meses de gestação.
A doméstica só soube que não era portadora do vírus da aids no ano seguinte, quando já recebia tratamento para a doença. Novos exames foram solicitados na época, e os resultados foram negativos.
O Hospital Municipal negou ter praticado ato ilícito, argumentando que há possibilidade estatística de ocorrer erro no teste Elisa, que detecta o vírus HIV.
Redação Terra
Justiça condena hospital de MG por erro em exame de aids
None
Notícias Policiais
Notícias Policiais
Notícias Policiais
Notícias Policiais
Notícias Policiais