Cultura

Lançamento de livro sobre a arquitetura de João Pessoa será no dia 30,

Por abordar a arquitetura da cidade, este livro tem especial interesse para João Pessoa, e conta inclusive com um prefácio do prefeito Ricardo Coutinho,

No próximo dia 30, às 19h, será lançado, no Paço Municipal, o livro Fronteiras, Marcos e Sinais – Leituras das ruas de João Pessoa. A obra foi organizada pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Nelci Tinem, e sua publicação foi uma parceria entre a Editora Universitária e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Por abordar a arquitetura da cidade, este livro tem especial interesse para João Pessoa, e conta inclusive com um prefácio do prefeito Ricardo Coutinho, que deve estar presente no lançamento juntamente com o reitor da UFPB Rômulo Polari.

A professora Nelci Tinem é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, e ao organizar o livro, teve o intuito de “registrar a arquitetura da cidade para análises posteriores de sua configuração urbana e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação da memória dessa produção construída em sua significativa maioria na primeira metade do século XX”, como explica em seu livro.

A autora ressalta ainda que o projeto é de autoria coletiva, tem a participação de alunos e ex- alunos do curso de Arquitetura da UFPB. Ela explica que as primeiras idéias para o livro surgiram em 1984, durante uma disciplina que ministrava, e depois se desenvolveu numa pesquisa pessoal sobre o perfil das ruas de João Pessoa. Na época, ela não conseguiu apoio para financiar a pesquisa, mas continuou a fazer o levantamento das ruas da cidade. Ela voltou à pesquisa em 2000, sistematizando os desenhos, e em 2002 formou-se um grupo de pesquisa para ampliar os estudos.

No ano passado, com o apoio do secretário do Planejamento, o arquiteto Luciano Agra e da secretária-adjunta de Educação, Lúcia Giovanna, a autora chegou ao prefeito Ricardo Coutinho, que aprovou a idéia e promoveu financiamento para o livro. Depois de longo percurso em busca de apoio, Nelci demonstra estar muito feliz com o lançamento e apoio da gestão. “Desde o aniversário de 400 anos da cidade que buscamos financiamento, finalmente agora isto foi possível”, diz a autora.

Secom-JP

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Especialista explica como se proteger de crimes cibernéticos impulsionados pela Inteligência Artificial

2

Cotidiano

Inverno deve aumentar em 30% venda de material para reforma de telhado, prevê comércio

3

Cotidiano

João Azevêdo veta projeto e acender fogueiras continua proibido na Paraíba

4

Cotidiano

Novo prazo de entrega da Ponte das Três Ruas deve ser definido na próxima semana

5

Cotidiano

Litro da gasolina: saiba onde pagar o menor preço em João Pessoa