Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Água, 250 agricultores familiares das microrregiões do Estado que desenvolvem experiências de manejo dos recursos hídricos estiveram reunidos nesta terça e quarta-feira, no Convento Ipuarana em Lagoa Seca participando do 2º Seminário Água: Produzindo o alimento sagrado para o povo do Semi-árido.
O evento promovido pela Articulação do Semi-árido Paraibano, de acordo com Nelson Pereira dos Santos que reuniu agricultores e agricultoras com experiência no manejo da água para produção de alimento sagrado para o povo do Semi-árido, visa ainda o aprofundamento os conhecimentos que os agricultores têm na área de recursos hídricos.
Ele acrescenta que, “nós temos a tarefa de organizar, de favorecer todo um conhecimento e com as experiências que estão sendo feitas a partir dos agricultores familiares que trabalham o uso da água. O objetivo nosso é fazer com que a oferta da água seja descentralizada e permita que os agricultores possam captar e armazenar a água numa estratégia que usam no período mais seco da nossa região”.
Além da troca de experiências entre os agricultores, foi feita uma discussão sobre a questão dos irrigantes, o que é positivo e negativo. A programação contou com a presença do professor Sebastião Pinheiro, do Núcleo de Economia Alternativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Sebastião Pinheiro debaterá na tarde desta quarta-feira, (22), com os agricultores a produção de alimentos sagrados versos a produção do agronegócio, além de falar a respeito da água, símbolo de liberdade.
Para Sebastião Pinheiro é mais importante ter a água do que a terra e as pessoas não se dão conta disso.Ele acrescentou que, “uma cisterna de placa muda uma família, do ponto de vista de saúde, do ponto de vista de relação de gênero, homem-mulher, da relação filho-pai, por que você passa a ter o manejo daquilo que mais necessita, você domina o poder”, frisou.
Através de murais e cartazes cada região mostrou o trabalho que vem sendo desenvolvido em cada comunidade e os seus resultados.
Fonte: Secom
Agricultores participam de seminario sobre a água
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba