Mundo

Violência eclode em Paris após novo protesto contra lei

None

Jovens franceses incendiaram carros, saquearam lojas e atiraram pedras contra policiais no final de um protesto contra a lei do primeiro emprego no centro de Paris nesta quinta-feira, disseram testemunhas.

Bombeiros tentavam apagar o fogo em um edifício residencial de seis andares na rua Fabert, próximo à região de Invalides, no centro de Paris, e do Ministério do Exterior, disse um correspondente da Reuters.

A polícia atirou bombas de gás lacrimogêneo na tentativa de conter a violência que eclodiu depois que milhares de estudantes e trabalhadores marcharam através de Paris, exigindo que o primeiro-ministro Dominique de Villepin revogasse seu Contrato de Primeiro Emprego (CPE), que os jovens temem criará uma geração de trabalhadores descartáveis.

Dezenas de jovens atiraram cadeiras sobre vitrines de lojas, viraram um carro e queimaram outro, além de atirar pedras em policiais.

“A marcha de sábado foi boa porque todo mundo estava junto”, disse Charlie Herblin, trabalhador de 22 anos. “Desta vez, há muitos jovens criminosos na marcha que estão ali para roubar e quebrar. Isso traz descrédito ao movimento.”

Protestos contra o CPE se espalharam através da França nas últimas semanas, na maioria das vezes pacíficos, mas houve violência no centro de Paris, com estudantes entrando em confronto com a polícia.

O ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, encontrou-se com representantes dos sindicatos na quinta-feira depois que um sindicalista entrou em coma depois de ser ferido na manifestação de sábado em Paris. Promotores públicos disseram não haver evidências para culpar a polícia.

Villepin convidou na quinta-feira os sindicatos da França para debater o CPE, que autoriza empregadores a demitir funcionários menores de 26 anos sem justa causa durante um período de experiência de dois anos. Villepin espera que o contrato ajude a diminuir o desemprego.


Reuters

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Itamaraty condena perseguição a opositores de Nicolas Maduro

2

Mundo

Estudante é presa no Japão após ataque com martelo em universidade

3

Mundo

“Estou morrendo”, Pepe Mujica revela que câncer está se espalhando e faz apelo

4

Mundo

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

5

Mundo

Aos 116 anos, freira brasileira é considerada a pessoa mais velha do mundo