Todos os homens adultos de uma pequena cidade a oeste de Bagdá foram interrogados nesta quinta-feira durante uma operação americano-iraquiana de grande amplitude contra os insurgentes e na qual dois importantes suspeitos foram presos.
A operação Northern Lights, envolvendo mais de 1.100 soldados e marines, assim como unidades do exército iraquiano, visa a células de fabricação de bombas e esconderijos de armas nesta vasta região rural a oeste da capital.
“Toda esta área é um foco de insurreição. Ela abriga várias armas e constitui um lugar de passagem”, indicou o tenente Caleb Singer, um dos comandantes da Companhia Bravo, que teve um papel preponderante na operação.
A operação na cidade de Ibrahim ben Ali, que começou nesta quinta-feira à 1h00 (20h00 no horário de Brasília, quarta-feira), deve durar 24 horas. Os soldados americanos chegaram de helicóptero para estabelecer um cordão em torno da cidade. Depois, entraram nas casas, submetendo os homens a interrogatórios. O coronel Jeffrey Snow reconheceu que os habitantes da cidade foram temporariamente desalojados mas estima que isto era necessário, com base nas informações coletadas.
“Elaboramos um guia ‘Michelin’ para a área”, disse Snow, explicando como ele e seus homens coletam informações sobre as relações familiares e tribais no setor, as quais poderiam se mostrar úteis nas futuras operações.
O coronel Snow afirma que dois “suspeitos de grande valor”, diretamente ligados a operações contra a Força Multinacional e que já colocaram bombas, foram capturados. Enquanto os homens estavam sob o poder dos americanos, soldados acompanhados por cães farejadores fizeram uma vistoria na área. Nas últimas semanas, a Companhia Bravo descobriu vários esconderijos de armas na área, com 16 toneladas de munição e explosivos.
AFP
Operação interroga todos os homens de uma cidade
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo