Começou oficialmente ontem (23/03), na cidade de Gramado (RS), a 16ª edição da Festa da Colônia, que conta este ano com a participação de 300 colonos e 16 bancas com produtos típicos. De acordo com o presidente do evento, Noreh Michalski, estão sendo esperados nos dez dias de festa cerca de 50 mil visitantes.
— O objetivo deste encontro é resgatar os costumes e a cultura dos antepassados da cidade, além de promover a integração entre interior e cidade. Essa também é uma forma de valorizar e homenagear os colonos, tão importantes para o nosso estado — afirmou Michalski.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci, destacou a miscigenação existente na região. “Temos entre nós uma grande quantidade de portugueses e alemães, que são nossas raízes. Essa festa resgata o passado de nossa cidade”, disse o prefeito, que fez um agradecimento especial ao presidente da CVC, Guilherme Paulus, proprietário do Hotel Serrano, localizado no centro da cidade, e que também participou da abertura da festa.
— Paulus é um cidadão gramadense que muito tem promovido nosso município. É nosso parceiro e peça importante no desenvolvimento turístico de Gramado — festejou Bertolucci.
Para o secretário municipal de Turismo, Alemir Coletto, o evento hoje já pode ser considerado o terceiro maior da cidade, ao lado do Natal Luz e do Festival de Cinema de Gramado. “Com uma característica especial, que é a presença maciça do interior”, destacou Coletto.
O secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Roque Jacoby, também participou da solenidade de abertura representando o governador do estado, Germano Rigotto.
A Festa da Colônia vai até o próximo dia 2 e pode ser visitada entre 8h e 22h.
Fonte: Mercado e Eventos