Saúde

Exército auxilia agentes de saúde

Soldados das duas unidades de Dourados ocuparam ontem a região do Parque Alvorada e da Vila Militar se juntando aos agentes de saúde

Soldados do Exército das duas unidades de Dourados ocuparam ontem a região do Parque Alvorada e da Vila Militar se juntando aos agentes de saúde dentro da campanha de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue. O comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada colocou à disposição da força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde Pública um grupo de 70 homens que percorreu aqueles bairros, casa por casa, na tentativa de localizar depósitos de água onde o Aedes aegypti poderia desovar. Os efetivos se revezarão a cada dia, de acordo com uma escala montada nos quartéis.

Por ser uma região de classe média, boa parte das residências estava fechada, indicando que os moradores estavam trabalhando. Mesmo assim, a maioria dos imóveis ocupados foi vistoriada, sendo os militares recebidos com cordialidade, segundo constatou o Correio do Estado.

De acordo com a coordenação da campanha, ontem foram visitadas 11.500 residências no Parque Alvorada, Vila Militar, BNH 1º Plano, jardins Girassol e Universitário, Chácara Flora e outros bairros da região oeste, atingindo as proximidades do centro da cidade. Ocorreram apenas quatro casos de resistência à inspeção, que serão encaminhados para os órgãos competentes de fiscalização.

Foram encontrados 119 locais apropriados para o desenvolvimento do ciclo reprodutivo do mosquito, como vasilhas e garrafas, mas apenas 25 recipientes com larvas.

A campanha para diminuir os casos de dengue em Dourados começou na terça-feira e até ontem foram visitados 28 mil imóveis pela força-tarefa, sendo constatados 92 focos da doença.

Ato público

Nesta sexta-feira haverá um ato público na Praça Antônio João, com a presença do prefeito Laerte Tetila para a apresentação oficial da campanha – que se estenderá até a próxima quarta-feira, com distribuição de material educativo sobre a dengue.

Também hoje, as 38 escolas municipais – inclusive as da reserva indígena – entram na campanha com a realização de oficinas, teatro e palestras sobre a dengue. O objetivo é orientar as crianças sobre a doênça e como combate-la, levando esse conhecimento para as suas casas. Parte dos alunos deverá ser incorporada à campanha ajudando nas vistorias em seu bairro de origem.

Em Dourados foram registrados 139 casos de dengue neste ano, mais que o dobro registrado em 2005 o que deixou as autoridades em alerta, obrigando-as a realizar esta campanha de combate ao mosquito.

Fonte: Corrêio do Estado

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ser feliz: 7 hábitos que podem levar qualquer um a felicidade de acordo com a ciência

2

Saúde

Cientistas desenvolvem nanorrobôs que podem ‘matar’ células cancerígenas

3

Saúde

Risco de queimaduras aumenta 25% nas férias de julho

4

Saúde

Paciente morre de meningite transmitida por caramujo africano; Fiocruz alerta para cuidados

5

Saúde

Divertidamente na vida real: como gerenciar Raiva, Tristeza e Alegria com Inteligência Emocional