Política

Bayeux promove Dia “D” de combate a tuberculose

None

Palestras, consultas, orientações sobre a doença e distribuição de material educativo. Essas foram as principais ações promovidas ontem (24), através da Secretaria de Saúde de Bayeux durante a celebração do Dia Internacional de Combate à Tuberculose no município. As atividades do Dia “D” foram concentradas durante toda a manhã na Policlínica Benjamin Maranhão, na Avenida Liberdade, e contou com a presença do prefeito Jota Júnior, da coordenadora Geral de Saúde, Débora Rocha, dentre outras autoridades. Na ocasião, também foi servido um café da manhã para os presentes.

Após visitar o núcleo de atendimento e acompanhar os trabalhos ali desenvolvidos, o prefeito de Bayeux agradeceu o empenho dos profissionais de Saúde e falou da necessidade de realizar ações como essa no município. “Apesar de todas as deficiências e limitações de nossa cidade, temos um compromisso com a população, e a nossa meta é detectar 90% e de tratar 85% dos casos da doença com cura total”, afirmou Jota Júnior.

Para isso, Bayeux já dispõe de equipamentos apropriados para detectar o basilo da Tuberculose, através dos exames de Raios-X de tórax e da basiloscopia, além de profissionais capacitados para acompanhar o tratamento em qualquer uma das 28 unidades do Programa Saúde da Família (PSF). “Por isso, temos que incentivar as pessoas a procurar os postos de saúde, por menor que sejam os sintomas, para ter uma certeza e se, caso tiver contraído a patologia, iniciar o mais rápido possível o tratamento”, reforçou o prefeito de Bayeux. A estimativa da Secretaria de Saúde de Bayeux é que existam algo em torno de 49 casos de Tuberculose no município, sendo a maioria deles, assistidos pelas Unidades de Saúde da Família.

Durante toda essa semana a mesma ação realizada na Policlínica foi desenvolvida em várias comunidades de Bayeux pelos profissionais dos PSF’s do município, como forma de oferecer à população um trabalho de informação e prevenção da Tuberculose. Segundo a coordenadora Geral de Saúde da cidade, apesar de ser feito um trabalho rotineiro de prevenção e tratamento em todos nos núcleos de saúde do município, não se poderia deixar de intensificar ações como essa. “Temos que desmistificar o terror dessa patologia entre a população, visto que nos dias atuais já se dispõe de um tratamento eficaz e gratuito”, destacou Débora Rocha.

A enfermeira do PSF 1 do bairro do Sesi, Laudelina Bulhões, afirmou que está bastante satisfeita em resgatar a saúde de vários portadores e lembrou, também, que é de fundamental importância o compromisso do profissional de saúde para que o paciente não abandone o tratamento, pois o bacilo é bastante resistente. “Agora, como o processo é supervisionado em todas as formas de Tuberculose, seja, na pulmonar que é a principal, ou mesmo na gangliar, óssea, ou pleural, há uma eficácia de 100% no tratamento. E com apenas 15 dias, tomando regularmente a medicação exigida, o paciente já consegue neutralizar o bacilo”, contou Laudelina.

Um exemplo de recuperação é o senhor Francisco Raimundo, de 64 anos, portado de TB pulmonar, que vem sendo assistido pelos profissionais da Unidade do PSF 1 do bairro do Sesi de Bayeux. “Desde que tive os primeiros sintomas, que foram tosse forte e eliminação de sangue, procurei imediatamente o posto médico e lá fiz a consulta, exames e recebi todas as orientações e hoje estou quase curado”, declarou. Seu Raimundo já está no quarto mês do tratamento e faz um alerta às demais pessoas contagiadas. “Mesmo sentido melhoras, como foi o meu caso quando estava no segundo mês de tratamento, o correto é concluir os seis meses da terapia para ter certeza total da cura”, disse.

Fonte:

News – Assessoria & Comunicação

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Após cassar prefeito, presidente da Câmara de Dona Inês vira alvo de investigação e pode ter mandato cassado

2

Política

Deputados mantêm Fundos de Investimentos Imobiliário e Fiagros isentos de tributação

3

Política

Reforma Tributária: jogos de azar e apostas entram no “imposto do pecado”

4

Política

João Azevêdo defende candidatura única de oposição em Campina Grande e diz que “só o tempo dirá” se haverá esse consenso

5

Política

Tovar Correia Lima tira licença de 121 dias na Assembleia Legislativa