Segundo o coordenador de Defesa Agropecuária na Paraíba, Ricardo Leite, “a Paraíba já começou a se preparar para combater o vírus da Gripe Aviária”.
A Gripe Aviária é uma doença que vem se espalhando na Ásia e já dá seus primeiros passos no continente europeu. Até o momento não a casos da virose no continente americano, porém a possibilidade de uma epidemia mundial assusta pelo fato de a patologia ser fatal em muitos casos.
Ricardo lembra que nosso Estado está localizado em uma área considerada de baixo risco. “Nós não estamos na rota de migração de aves que possam estar contaminadas pela virose, porém independente dessa probabilidade ser mínima, estamos nos reunindo com todos os agentes que possam prestar algum tipo de atendimento para evitar que a doença ocorra” garantiu o coordenador.
O perigo que vem sendo citado por diversos pesquisadores é que o vírus sofra uma “mutação” e passe a ser transmitido de pessoa para pessoa. Hoje a transmissão é feita apenas de aves para seres humanos.
A tecnologia vem sendo utilizada para localizar todas as avícolas (criações de aves) na Paraíba, “estamos usando um sistema de localização por satélite o GPS para cadastrar todos os locais que merecem um acompanhamento sanitário”, disse o coordenador.
O Hospital Universitário (HU) foi escolhido para tratar os pacientes em casos suspeitos da virose, “hoje a Paraíba tem plenas condições de prestar um atendimento, inclusive medicamentoso para nossos cidadãos”, assegurou Ricardo.
Três aves já foram examinadas no Estado, segundo informações da Coordenação de Defesa Agropecuária, felizmente nenhum caso foi confirmado.
Janildo Silva
Clickpb
Paraíba prepara plano para combater a Gripe Aviária
Até o momento não a casos da virose no continente americano, porém a possibilidade de uma epidemia mundial assusta pelo fato de a patologia ser fatal em muitos
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde