Política

[ESPECIAL] Carlos Batinga: um prefeito empreendedor que virou superint

As experiências de um ex-gestor do Cariri paraibano que hoje servem de referência para todo Brasil

A trajetória empreendedora do superintendente do Sebrae/PB, Carlos Batinga é o exemplo claro de que um trabalho sério sempre dá bons frutos. Ex-prefeito da cidade de Monteiro/PB, Batinga confessa que sua ligação com o Sebrae começou quando dava seus primeiros paços como gestor público. Em abril de 99 o Sebrae inaugurou um escritório em Monteiro, nessa época ele percebeu um leque de oportunidades se abrindo para uma região com potencialidades até então inexploradas.

Entrevistado por nossa equipe na cerimônia de entrega do prêmio Prefeito Empreendedor, ele fez uma rápida análise de sua trajetória de prefeito empreendedor a Superintendente do Sebrae.

Objetivos

O superintendente admite que a premiação para os prefeitos é um mecanismo para incentivar as prefeituras a participarem do desenvolvimento das pequenas e microempresas. “A única forma de você fomentar a inserção das pessoas no mercado de trabalho, hoje, é através dos pequenos negócios”, comentou. Para ele, “o governo não tem mais como absorver toda a mão de obra e as grandes corporações estão praticamente se extinguindo, principalmente no interior do país”, disse Batinga.

Acreditando que as prefeituras municipais têm uma participação fundamental na criação de empreendimentos que possam gerar emprego e renda, o ex-prefeito de Monteiro (uma pequena cidade do Cariri paraibano), lembra que cada gestor deve estudar, junto com sua população, os potenciais do seu município. “Há prefeitos que acham que emprego é problema do governo Federal e não deles, mas eles é que devem descobrir as potencialidades da sua região em que vivem, elaborando projetos de desenvolvimento auto-sustentável”, ponderou.

Ex-prefeito empreendedor

Em 2003, ainda como prefeito de Monteiro, Batinga comenta que apresentou seu projeto concorrente junto a apenas 5 prefeituras. Eram 4 projetos do Cariri e um do Brejo paraibano. “Acredito que nas regiões onde as dificuldades são maiores há uma participação maior da administração municipal, até mesmo por uma questão de sobrevivência”, ressaltou.

Na condição de superintendente do Sebrae, Batinga demonstra uma grande satisfação de ter ficado entre os três melhores projetos do ano em que concorreu, ano este em que o vencedor foi o projeto de desenvolvimento da caprino-ovinocultura em CabaceirasPB.

“É uma grande alegria olhar para trás e ver que meu trabalho como prefeito foi minha grande escola para incentivar em outra posição as ações municipais”, comentou.

O Sebrae indica em todas a edições, o vencedor de cada etapa estadual para concorrer na etapa nacional, em sua entrevista, o superintendente deixa claro que acredita que as experiências do nosso Estado já estão servido de exemplo de desenvolvimento para muitas partes do Brasil.

Superintendente

Adepto a parcerias, o superintendente chamou a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP) para ajudar na mobilização dos gestores no intuito de aumentar o número de projetos e inscrições.

E é como superintendente do Sebrae que Carlos Batinga comemora resultados que empolgam pela abrangência dos números. Em Monteiro, sua cidade natal, existem hoje quase 12 mil pessoas morando na zona-rural , destas aproximadamente mil e duzentas vivem da capino cultura.

Para chegar a este patamar foi preciso agregar valor aos produtos obtidos com a criação de bodes, cabras e ovelhas. Desta forma, em sua gestão Batinga procurou pesquisar as maneiras mais eficientes de melhorar a produtividade e ao invés do leite incentivar a produção dos derivados. “Esta foi uma maneira de mostrar aos cidadãos que eles eram capazes de cuidar dos próprios negócios, construindo um futuro melhor para toda cidade”, finalizou.


Janildo Silva
ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Após cassar prefeito, presidente da Câmara de Dona Inês vira alvo de investigação e pode ter mandato cassado

2

Política

Deputados mantêm Fundos de Investimentos Imobiliário e Fiagros isentos de tributação

3

Política

Reforma Tributária: jogos de azar e apostas entram no “imposto do pecado”

4

Política

João Azevêdo defende candidatura única de oposição em Campina Grande e diz que “só o tempo dirá” se haverá esse consenso

5

Política

Tovar Correia Lima tira licença de 121 dias na Assembleia Legislativa