Estudantes de 90 escolas da rede pública do município vão aprender a jogar xadrez. Essa é uma determinação do Governo Municipal que pretende fazer de 2006 o ‘ano do xadrez nas escolas municipais’. Além de possibilitar a ampliação da capacidade intelectual dos estudantes, a iniciativa quer sensibilizar os educadores para a importância da prática desse esporte, como uma ferramenta didático-pedagógica. Para a implantação do projeto, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Sedec) está programando um investimento que pode chegar a R$ 100 mil só este ano.
Uma equipe já foi criada para trabalhar a sensibilização nas escolas mostrando a importância do xadrez através da exibição de vídeos, conferências e palestras de enxadristas. A intenção é que a escola perceba a prática do xadrez com o mesmo interesse da política pública municipal de educação e que esse esporte, a partir de agora, seja uma prática permanente entre os estudantes.
Integração – Segundo o titular da Sedec, Walter Galvão, essa é a primeira vez que o xadrez é compreendido como uma ferramenta didático-pedagógica para a ampliação do repertório e do desempenho cultural do aluno ou aluna. Para ele, a prática desse esporte também funciona como um espaço de integração e identificação de atletas enxadristas aptos a disputarem torneios escolares nacionais.
O projeto será implantado em três vertentes. Primeiro, a Sedec vai capacitar os professores para que eles possam atuar como orientadores dos estudantes. O convite já foi feito a todos eles, de qualquer área de ensino, desde que gostem do xadrez e que tenham disposição para implantar essas práticas. O segundo aspecto é a aquisição de equipamentos como jogos, publicações e filmes relacionados ao tema e o terceiro é a identificação daqueles enxadristas e os que já se destacam pelo talento.
A Secretaria de Educação vai iniciar esse trabalho a partir da próxima semana, reunindo diretores e professores. Também está prevista uma grande mobilização comunitária com uma campanha de esclarecimento que divulgará a importância da prática do xadrez. Através dessa campanha também será feito um chamamento aos pais em geral, aos praticantes e aos que gostam do xadrez, para que prestigiem os eventos realizados nas escolas.
Razões do projeto – Além do desenvolvimento da capacidade intelectual e das habilidades e competências, o xadrez também busca o fortalecimento do raciocínio lógico e estratégico dos meninos e meninas; do aprendizado e da percepção da matemática e também do espírito de equipe e da competitividade positiva através de torneios e eventos esportivos e similares.
O secretário de Educação revelou ainda que o xadrez é praticado no Brasil desde 1808 e nos últimos 200 anos apresentou inúmeros talentos. “Através da educação, queremos fortalecer essa prática própria para a ampliação da auto-estima do jovem, para a segurança no convívio com a família e na sociedade, bem como uma prática de inclusão social”. As equipes de xadrez do município farão intercâmbio com alunos da rede estadual e de outros Estados nordestinos.
da redação com Secom-JP
Governo Municipal incentivará prática do xadrez na rede de ensino da C
Estudantes de 90 escolas da rede pública do município vão aprender a jogar xadrez
Política
Política
Política
Política
Política