Saúde

Gripe Aviária: Ministério da Saúde discute Plano de Prevenção para Par

Representantes do Ministério da Saúde estão em João Pessoa para discutir o Plano Estadual contra a gripe aviária para o Estado

Representantes do Ministério da Saúde estão em João Pessoa para discutir o Plano Estadual contra a gripe aviária para o Estado. Uma primeira reunião ocupará toda a tarde desta segunda-feira (27) para averiguar se o Hospital Universitário Lauro Wanderley, órgão de referência no tratamento de viroses na Paraíba, está apto às exigências do Plano Nacional de Combate ao Influenza, desenvolvido em fevereiro pelo Governo Federal.

O resultado desta reunião será levado a todo o corpo profissional necessário à execução do Plano, em encontro marcado para às 9h da terça-feira (28), no auditório da Secretaria de Saúde do Estado. À tarde, 15h, o Ministério da Saúde se reunirá com representantes das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual, Vigilância Sanitária, Zoonose, Secretaria de Agricultura do Estado e demais órgãos ligados ao Plano, para discussão e definição das próximas etapas incluídas no Plano de Combate ao vírus H5N1, transmissor da gripe aviária.

Nos próximos dias, o Instituto Butantan, de São Paulo, com recursos do Ministério da Saúde, entregará as primeiras doses de uma vacina nacional contra gripe.

Inicialmente serão 20 mil doses da vacina contra o H5N1. Esse vírus não é, até o momento, transmitido entre humanos, mas com estas doses, será testada a capacidade de produção e formado um estoque estratégico para eventual necessidade de uso.

Mesmo sem registro de casos no Continente Americano, a gripe aviária já causa prejuízos por aqui. A cadeia produtiva do frango registra queda nas exportações, e pesquisas apontam redução do consumo interno. Para o Ministério da Saúde, trata-se de um medo infundado. Mesmo em países onde há a doença, o consumo de frango é seguro. Para os mais desconfiados, as autoridades sanitárias esclarecem: “bastam 60 graus para eliminar qualquer contaminação.”


Lívia Falcão
ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Unimed JP bate mais um recorde e consegue a maior nota de sua história em índice da ANS que avalia qualidade

2

Saúde

Ano novo, mente nova: como se preparar psicologicamente para 2025 e transformar metas em realidade

3

Saúde

Confira 7 dicas da ciência para curar ressaca mais rápido

4

Saúde

Confira 5 dicas para proteger os pets do barulho da queima de fogos do Réveillon

5

Saúde

Paraíba: Central de Transplantes registra 50ª doação de múltiplos órgãos