Cotidiano

Imeq participa de reunião na ABIEE

Imeq-PB participa de reunião na Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

O Instituto de Metrologia e Qualidade da Paraíba (IMEQ-PB), está participando até esta terça-feira (28) da segunda reunião do Grupo de Trabalho de Software com objetivo de estabelecer as diretrizes para uso de software em instrumentos de medição relacionados à metrologia legal. O encontro acontece em São Paulo, na sede da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABIEE).

Este Grupo de Trabalho é permanente e tem como objetivo elaborar Regulamentos Técnicos Metrológicos, sugerir medidas relacionadas ao planejamento e implementação da regulamentação metrológica e, também, novos projetos de regulamento na área de software.

De acordo com o diretor técnico do Imeq-PB, Percival Henriques, que representa o órgão no evento, é desejo da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) estabelecer um documento de diretrizes de software para os países membro, desta forma, o Inmetro considerou imprescindível o envolvimento das associações de fabricantes e consumidores dos instrumentos de medição no âmbito da metrologia legal.

Do estudo deste grupo, sairão as sugestões brasileiras à OIML para a elaboração do novo documento que orientará a utilização de software para equipamento de medição em todos os países membros da OIML além de servir de base para a harmonização da regulamentação Mercosul.

Ainda segundo Henriques, único membro do Norte-Nordeste nesse GT, este formato de elaboração de Regulamentos Técnicos Metrológicos é mais, participativo e transparente, embora se perceba que o Sul-Sudeste é praticamente hegemônico, quando se trata de regulamentação técnica.

O que impõe dificuldades para o crescimento da indústria no resto do país. Uma vez que, quem interfere na elaboração dos regulamentos técnicos dita as regras do jogo e, em setores muito competitivos, um pequeno detalhe pode definir a sobrevivência, ou não, de uma indústria em uma região específica.

Secom-PB

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Especialista explica como se proteger de crimes cibernéticos impulsionados pela Inteligência Artificial

2

Cotidiano

Inverno deve aumentar em 30% venda de material para reforma de telhado, prevê comércio

3

Cotidiano

João Azevêdo veta projeto e acender fogueiras continua proibido na Paraíba

4

Cotidiano

Novo prazo de entrega da Ponte das Três Ruas deve ser definido na próxima semana

5

Cotidiano

Litro da gasolina: saiba onde pagar o menor preço em João Pessoa