Mundo

Canadenses iniciam caça polêmica de 335 mil focas

A polêmica caça, que ganha destaque da mídia internacional todos os anos, vai matar a pauladas 335 mil focas em 2006

A caça anual de focas harpa começou no fim de semana no Golfo de St. Lawrence, no leste do Canadá. A polêmica caça, que ganha destaque da mídia internacional todos os anos, vai matar a pauladas 335 mil focas em 2006.

Entre os defensores dos direitos dos animais estão Paul McCartney e sua mulher, Heather Mills McCartney, que condenaram a matança. A atriz e ativista Brigitte Bardot também é uma crítica de longa data da caça.

Na primeira visita da atriz ao local da matança das focas, em 1977, a publicidade praticamente acabou com a prática e foi proibida a caça de filhotes pequenos.

Bardot queria encontrar-se com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, para protestar contra o que ela chamou de “massacre”, mas ele não aceitou.

Trabalho e dinheiro

O governo canadense defende a matança como uma tradição de centenas de anos, que rende 16,5 milhões de dólares canadenses (R$ 30,4 milhões) por ano para os caçadores em vendas de carne e peles.

E também como controle populacional das seis milhões de focas harpa que existem no país. O triplo do número que existia em 1970, de acordo com o primeiro-ministro.

A correspondente da BBC no Canadá, Celine Herviewx-Payette, diz que neste ano o acesso aos animais será muito mais difícil para os caçadores e para os defensores de focas, por causa do gelo, que está derretendo mais na costa. Ambos vão ter de usar barcos.

As focas harpa podem ser legalmente caçadas quando perdem a capa branca, por volta das duas semanas de idade. Ativistas estão pedindo para cadeias de restaurante americanas boicotarem frutos do mar canadenses.

BBC Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Polícia encontra restos mortais de menina que desapareceu após ataque de crocodilo na Austrália

2

Mundo

Aposentada brasileira envia R$ 238 mil para golpista que se passava por Arnold Schwarzenegger

3

Mundo

Cientistas desenvolvem nanorrobôs que podem ‘matar’ células cancerígenas

4

Mundo

Furacão Beryl chegará muito mais forte à Jamaica nas próximas horas após deixar 7 mortos no Caribe

5

Mundo

“Quase caí no sono” diz Joe Biden sobre desempenho em debate