O projeto de educação pública de qualidade do governo de Sergipe passou no teste de um dos mais renomados especialistas em questões educacionais do Brasil. Em seu artigo publicado pela revista Veja desta semana, na seção Ponto de Vista, Claudio de Moura Castro afirma: “Faz poucos anos, Sergipe resolveu cuidar seriamente de seu ensino. O governador define a educação como prioridade. Iniciou dois programas com o Instituto Ayrton Senna, experimenta um novo método de alfabetização infantil e está implantando as fórmulas gerenciais do professor Vicente Falconi Campos”.
Continua Claudio de Moura Castro, referindo-se a Sergipe: “As avaliações mostram quais são os professores com melhor desempenho, para compensá-los com prêmios e um subsídio para que comprem o próprio computador. Algumas escolas estão sendo convertidas em estabelecimentos-modelo, começando a receber estudantes selecionados por seu talento. Foram criados pré-vestibulares gratuitos para alunos da escola pública e são oferecidos prêmios aos mais bem colocados na universidade federal. Ainda é cedo para os resultados aparecerem no Saeb e no censo escolar. Mas, se o estado persistir nessa linha, é inevitável que os resultados sejam visíveis em breve”.
No artigo intitulado “Em se plantando tudo dá”, Claudio de Moura Castro identifica os passos para melhorar a educação: “O primeiro e mais decisivo é o comprometimento do governador e de sua equipe próxima. A educação melhora somente quando se torna o centro de gravidade do governo, e assim persiste por vários anos. Competência e pragmatismo são tudo. Partido não interessa”. Referindo-se a Sergipe e ao Acre, diz ele: “Se dois estados de pouca tradição prévia na área estão acertando, aí está a prova eloquente de que é possível melhorar a nossa educação”.
Fonte: Agência SE