Depois do lançamento do site www.nepotismonao.com.br, no início de março, a população deve contar com mais uma alternativa para denunciar “a prática da contratação de parentes nas Prefeituras e Câmaras municipais”, revelou o deputado estadual Ruy Carneiro, idealizador do projeto na Paraíba: um disque-denúncia 0800.
A proposta foi entregue pelos deputados Ruy Carneiro e Ricardo Barbosa, ambos do PSDB, à procuradora-geral de Justiça, Janete Ismael, no começo da tarde desta terça-feira (28). Ela admitiu a possibilidade de implantar o serviço desde que o Ministério Público tenha condições de garantir estrutura e pessoal para o serviço.
O projeto foi inspirado em um serviço semelhante instalado no Ministério Público do Estado de Goiás.
“Para se ter uma idéia em Goiás dos cerca de 200 municípios, 170 já haviam recebido denúncias. Depois disso, as Prefeituras e Câmaras têm até 10 dias para responder. Passado esse prazo, e confirmada a suspeita, o MP pede que os poderes sigam o exemplo dos tribunais de Justiça e demitam os parentes até terceiro grau, explicou o deputado Ruy Carneiro. E continuou: “Lá o telefone não pára de tocar e aqui o site não pára de ser acessado pela população.”
Na Paraíba, a população já pode enviar denúncias, sugestões e opiniões sobre nepotismo, através do site, mas para o deputado Ruy Carneiro, a implantação do disque-denúncia, representa um canal mais eficaz de combate ao nepotismo: “eles estarão em contato direto com o Ministério Público, responsável pela investigação das denúncias e eventual coibição e o melhor, terão suas identidades preservadas.”
Lívia Falcão
ClickPB
Ruy entrega proposta do Disque-Nepotismo e Ministério Público admite i
Procuradora-geral de Justiça vai avaliar viabilidade estrutural e pessoal do pedido
Política
Política
Política
Política
Política