Política

Aliado de Palocci pede demissão de presidência de estatal

None

O economista Marcos Lisboa, ligado ao ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda), pediu demissão nesta terça-feira e deixa a presidência do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil).

Segundo a assessoria do instituto, Lisboa já estava negociando a saída com Palocci antes mesmo da demissão do ministro. O nome de seu substituto ainda não foi divulgado.

Agora já são três as baixas na equipe econômica formada por Palocci. Ontem o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Murilo Portugal, já havia divulgado carta de demissão. Hoje foi a vez do secretário do Tesouro, Joaquim Levy, confirmar que deixaria o governo para assumir uma vice-presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Lisboa assumiu a presidência do IRB em junho do ano passado após a instituição sofrer com denúncias de corrupção no centro de acusações de pagamento de uma ‘mesada’ para o PTB e de favorecimento de corretoras. Antes de assumir o cargo, Lisboa era secretário de Política Econômica.

No Brasil, somente o IRB faz resseguro (transferência de risco). O instituto decide quanto do risco fica com a instituição e quanto será transferido para resseguradoras internacionais.

O resseguro funciona como seguro do seguro. Obras de grande porte, como a construção de uma hidrelétrica ou de uma plataforma de petróleo, têm seu risco dividido. A seguradora transfere parte do risco para a resseguradora.


Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Amidi e API emitem nota de solidariedade à jornalista Joelma Alves, que teria sido ameaçada por vereador de Conde

2

Política

Efraim reúne bancadas de oposição da Paraíba em confraternização e declara: “2026 é logo ali”

3

Política

Diego Tavares afirma que Cícero Lucena fará minirreforma no secretariado a partir de janeiro

4

Política

Projeto de Lei do Plano Diretor é votado hoje na Câmara Municipal de Campina Grande

5

Política

Lula veta condenados por abuso de autoridade de indulto natalino