Brasil

Bueiros e Galerias atormentam vida da população de João Pessoa

O abandono e o descaso podem causar sérios transtornos à população, além do risco de acidentes irreversíveis

Sem sinalização e com difícil visibilidade a “boca de lobo” destampada é um tormento na vida de qualquer motorista, até para os mais habilidosos. Existem riscos de acidente constantes, sem contar que muitas vezes a população utiliza os bueiros pra depósito de lixo, sem preocupar-se com o meio social e ambiental, agravando o problema.

Além dos bueiros que estão descobertos, ainda existem os que estão destampados pela metade, o que pode vir a ser mais grave, pois os motoristas podem confiar que estão seguros e “caírem” numa armadilha. O caso exige cautela e providências por parte da Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), pois o abandono e o descaso podem causar sérios transtornos à população, além do risco de acidentes irreversíveis.

O secretario adjunto da Seinfra, Fred Pitanga, informou que o órgão está recuperando e fazendo limpeza das “bocas de lobo” em todos os bairros da capital paraibana. Ele disse ainda que desde o ano passado já foram substituídas 400 tampas dos bueiros, que se encontravam quebradas. “Estamos realizando a limpeza e a desobstrução desses bueiros como medida preventiva”, disse o secretario. A Seinfra está ciente da situação das “bocas de lobo”, “Infelizmente a maioria dos bueiros estão com as tampas quebradas”, completou. Pitanga informou ainda que a prefeitura está trocando equipamentos antigos por novos e acredita que até o final de abril, chegue o restante desses equipamentos.

Galerias

Outro problema que a sociedade enfrenta é o caso das galerias, as quais provocam, entre tantas outras coisas, obstrução nas ruas e vias de trânsito, principalmente em áreas de risco. O secretario-adjunto da Seinfra disse que a prefeitura vem desenvolvendo a limpeza das galerias em onze comunidades da capital, mas garante que todos os bairros serão atendidos posteriormente. “A preferência são para as áreas de risco”, afirmou. No entanto, Pitanga disse que não é possível o trabalho ser concluído até junho (período mais intenso das chuvas) e deve perdurar até o final do ano.

Quem tiver alguma denúncia sobre galerias ou bueiros, pode entrar em contato pelo fone:

3214-6234, solicitando uma visita da equipe técnica no local, para sanar o problema.

Valéria Sinésio

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Polícia Federal abre inquérito para investigar R$ 4,2 bi em emendas, após determinação de Dino

2

Brasil

Queda de ponte: caminhões despejaram 76 toneladas de ácido sulfúrico no Rio Tocantins, diz Agência Nacional de Águas

3

Brasil

PF instaura inquérito para investigar liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas

4

Brasil

Fiscalização da PRF flagra Fusca a 136 km/h e moto a 191 km/h em rodovia

5

Brasil

Duas pessoas morrem após comer bolo no Rio Grande do Sul; suspeita é de envenenamento ou intoxicação, diz polícia