Saúde

Funasa em parceria com II Fórum das Águas do Rio Doce

None

A Fundação Nacional de Saúde, órgão executivo do Ministério da Saúde está participando do II Fórum das Águas do Rio Doce que teve início hoje (29) e prossegue até sexta-feira, em Colatina/ES. O setor saneamento estará representado em diversas atividades do Fórum, entre elas, um mini curso com quatro horas de duração destinado a gestores públicos municipais de toda a bacia do rio Doce.

Um encontro vai debater a gestão das águas e a integração do setor, formulando uma agenda de atividades para 2006 e 2007. Entre os participantes haverá representantes da Funasa, Cipe Rio Doce e Secretaria de Abastecimento de Água e Esgoto, além das maiores empresas de saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Espírito Santo (Cesan). A bacia hidrográfica do rio Doce abrange 202 municípios mineiros e 28 capixabas.

Durante três dias, Colatina será a capital da bacia hidrográfica do rio Doce, no encerramento do Mês das Águas. A Praça Sol Poente, no centro da cidade, será palco deste evento, que vem se concretizando como uma importante ferramenta de apoio à gestão das águas e ao desenvolvimento da bacia.

Ao longo dos três dias, mais de 30 mil pessoas, entre estudantes, ambientalistas, donas de casa, trabalhadores, empresários, produtores rurais e crianças passarão pelos vários espaços e participarão de diversas atividades oferecidos gratuitamente pelo II Fórum das Águas do Rio Doce.

Incluídos entre os espaços e atividades do II Fórum das Águas do Rio Doce, tem-se as oficinas educativas, mostra de trabalhos técnico-científicos, cursos de curta duração, ciclo de palestras e debates, mostra de experiências e projetos técnicos, encontros de segmentos da sociedade, visitas e reuniões técnicas, apresentações, mostras e exposições artísticas e culturais. Um dos maiores atrativos do evento é a Feira das Águas, que terá uma área de 5 mil metros, sendo 3 mil cobertos.

A Feira das Águas tem como principal objetivo mostrar o que as empresas, instituições e governos têm feito e podem fazer para a preservação e recuperação do rio Doce.

A segunda edição do Fórum das Águas do Rio Doce traz como emblema a frase “Eu sou do Doce!”, como uma chamada à busca de identidade e consequentemente a elevação da auto-estima dos habitantes desta região de grande relevância econômica, social, ambiental e cultural do país.

O governo do Espírito Santo, por meio do IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o governo de Minas Gerais, pelo IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, a prefeitura municipal de Colatina e o SANEAR – Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental, são promotores deste, que é o maior evento da bacia do Doce, realizado pelo Projeto Águas do Rio Doce.

Fonte: Funasa

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Tristeza de fim de ano: 5 fatores que causam e como lidar com eles

2

Saúde

Jovem morre com suspeita de meningite bacteriana no Sul

3

Saúde

Filhos do meio são mais agradáveis, humildes e honestos do que os irmãos, diz estudo

4

Saúde

Primeiro concorrente nacional do Ozempic tem produção aprovada pela Anvisa

5

Saúde

Central de Transplantes da Paraíba registra 49ª doação de múltiplos órgãos do ano