Saúde

Funcionários da saúde capacitados

None

Aborto é tema de seminário promovido pela primeira Unidade Regional de Saúde Pública, no Centro de Treinamento da Emater. A Prefeitura de Montanhas, através da Secretaria Municipal de Saúde participou do evento que teve como finalidade proporcionar uma atualização aos profissionais de saúde sobre a questão do aborto. O seminário aconteceu no último 22.

O evento envolveu representantes da equipe de saúde de todos os municípios da região. De Montanhas, participaram a coordenadora do PSF, dois enfermeiros e um médico, que já repassaram os conhecimentos adquiridos para toda a equipe de saúde do município, em um evento realizado no Centro de Idosos, na última quarta-feira.

Qualidade

Segundo a coordenadora do PSF (Programa Saúde da Família), Fernanda Lucena da Costa, durante o seminário foram discutidos assuntos como a qualidade do pré-natal, o compromisso dos municípios em realizar o atendimento básico para as mulheres em situação de risco para o abortamento, expansão do planejamento familiar, casos legais para o aborto e a aspiração manual intra-uterina.

Fernanda Lucena destaca que a meta do seminário é reciclar os profissionais da saúde.”Lá pudemos aprender novas técnicas, como a aspiração manual intra-uterina e atualizar os nossos conhecimentos. Esta é uma área que exige muito estudo e atualização. Tudo que nos foi passado, já foi exposto para todas as equipes de saúde do município. Com relação ao planejamento familiar, foi discutido sobre os anticoncepcionais. É importante que os médicos saibam que os pacientes podem escolher que método usar”, diz.

tuberculose

A equipe de saúde de Montanhas participou também de outro treinamento, promovido pela Ursap. O evento aconteceu no último 21, com o objetivo de proporcionar uma atualização destinada aos bioquícos sobre a tuberculose e realizar uma avaliação de como está sendo desenvolvido o atendimento sobre a doença.

A coordenadora ressalta que no município não há nenhum caso detectado da doença, mas que o treinamento ajuda a mostrar aos profissionais da saúde como é realizado o tratamento em outros municípios. “Durante o evento pudemos observar o que está sendo feito, que tipos de exames são realizados e aonde são oferecidos”, finaliza.

Fonte: Diário de Natal

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Animação’Divertida Mente 2′ faz alertas sobre saúde mental

2

Saúde

Ser feliz: 7 hábitos que podem levar qualquer um a felicidade de acordo com a ciência

3

Saúde

Cientistas desenvolvem nanorrobôs que podem ‘matar’ células cancerígenas

4

Saúde

Risco de queimaduras aumenta 25% nas férias de julho

5

Saúde

Paciente morre de meningite transmitida por caramujo africano; Fiocruz alerta para cuidados