Paraíba

Gás Natural em Mamanguape: obras em ritmo acelerado

None

Durante a instalação do Governo em Mamanguape, o governador Cássio Cunha Lima visitou as obras que estão sendo realizadas pela PETROBRÁS e PBGÁS objetivando disponibilizar o Gás Natural naquela cidade. O GN em Mamanguape é mais uma etapa do programa de interiorização dessa alternativa energética econômica e ecologicamente correta, que vem sendo priorizado pelo Governo do Estado em parceria com a PETROBRAS e os demais sócios da PBGÁS (GASPART e GASPETRO).

O projeto de GN em Mamanguape é constituído de duas frentes: A primeira que vem sendo executada pela PETROBRAS através da sua Subsidiária TNS – Transportadora Sudeste/Nordeste -, corresponde à construção de um city-gate (ponto de entrega), composto pelos processos de filtragem, aquecimento, regulação, limitação de pressão e medição de vazão.

Instalado numa área industrial de 2.000 metros quadrados, o Ponto de Entrega de Mamanguape terá uma vazão (oferta) de até 40 mil m3/dia, operando a uma pressão de 100 kgf/cm2. As obras estão sendo executadas pela Norteng Engenharia, com investimentos de R$ 5 milhões de reais.

O Ponto de Entrega foi concebido com o mais alto padrão de tecnologia, para operar remotamente, via satélite, a partir do Centro de Controle de Gasodutos da TRANSPETRO, no Rio de Janeiro.

A segunda obra, que está sendo realizada pela PBGÁS, no valor de R$ 2,2 milhões de reais, corresponde à construção de 4.500 m de rede de distribuição,a partir do Ponto de Entrega, objetivando atender, inicialmente, 2 indústrias e 2 postos de abastecimento com GNV.

Participaram da visita o governador Cássio e sua comitiva, a diretoria da PBGÁS, o diretor geral da TNS, Alberto Oliveira Fontes, e o gerente Malhas N/NE da TRANSPETRO, José Lucio da Silva Jr.. O prazo de conclusão das obras está previsto para junho próximo, prevendo-se o atendimento dos novos clientes industriais a partir de julho e a distribuição do GNV até Setembro/2006.

Cássio agradeceu a PETROBRÁS pela parceria e registrou a sua satisfação em presenciar mais uma ação dentro do programa de interiorização do Gás Natural no Estado, umas das prioridades do seu governo. Ressaltou ainda que além de disponibilizar o GN a toda região do Vale, incentivando a criação de um novo mercado desse energético, esse novo Ponto de Entrega do GN em Mamanguape, poderá viabilizar, a médio prazo, o atendimento de Guarabira através do Gás Natural Comprimido (GNC), hoje atendido via João Pessoa, com redução significativa da distância e dos custos de transportes.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Paraibano que se passava por diácono aplicando golpe do pix é preso no Paraná

2

Brasil

“Mulheres estão loucas atrás de homens”, diz desembargador ao julgar caso de menor assediada

3

Brasil

Dez pessoas morrem e mais de 40 ficam feridas em grave acidente com ônibus no interior de SP

4

Brasil

Indiciado, Bolsonaro aguarda conclusão da PF sobre tentativa de golpe

5

Brasil

STJ manda servidores do Ibama em greve voltarem ao trabalho