Política

Marcos Pontes leva bandeira brasileira à Estação Espacial

None

O primeiro astronauta do Brasil, Marcos Pontes, levou hoje a bandeira brasileira à Estação Espacial Internacional (ISS), à qual chegou numa nave junto com a 13ª tripulação russo-americana do laboratório orbital.

Pontes chegou à ISS junto com o cosmonauta russo Pavel Vinogradov e o astronauta americano Jeffrey Williams na nave russa Soyuz TMA-8, lançada quinta-feira do base cazaque de Baikonur, na Ásia Central.

O acoplamento da nave ao módulo russo Zaria da ISS aconteceu sem contratempos, às 4h19 GMT (1h19 de Brasília), depois que a Soyuz concluiu a 33ª volta ao redor da Terra e enquanto a ISS orbitava o planeta a uma altura de mais de 340 quilômetros.

Antes de abrir as escotilhas, durante uma hora e meia os astronautas ligaram uma série de cabos de alimentação, equilibraram a pressão entre a nave e a ISS e comprovaram que não havia vazamentos de ar.

Marcos Pontes foi o primeiro a entrar na estação espacial.

Sorridente e com a bandeira brasileira nas mãos, foi seguido pelos seus companheiros de vôo que integram a expedição ISS-13.

No laboratório orbital, eles foram recebidos com um caloroso abraço pelos membros da 12ª tripulação (ISS-12), o russo Valeri Tokarev e o americano William McArthur, que estão no espaço desde outubro.

Após as boas-vindas, os cinco astronautas entraram em contato com o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia, de onde dirigentes dos programas cósmicos de Rússia, Estados Unidos e Brasil os parabenizaram pelo bem-sucedido acoplamento da nave Souyz à estação.

Depois de posarem juntos para a câmera que transmite imagens para o CCVE, onde também estavam suas mulheres, os integrantes da 12ª missão mostraram aos recém-chegados os módulos que compõem a estação espacial.

Segundo o regulamento vigente, os “veteranos” da ISS, antes de qualquer coisa, devem ensinar aos “novatos” as rotas e os procedimentos a cumprir caso alguma avaria ou outra emergência obrigue a evacuação urgente da estação orbital.

O restante do tempo será usado para descarregar a Soyuz TMA-8 e transferir ao laboratório espacial os equipamentos e materiais científicos, a documentação de bordo, os objetos pessoais dos astronautas e os alimentos frescos levados à ISS.

Pontes, de 43 anos, ficará oito dias na ISS, onde desenvolverá a missão “Centenário”, que inclui um programa de nove experiências científicas e tecnológicas e observações sobre o território brasileiro com instrumentos a bordo da estação espacial.

O primeiro astronauta do Brasil também conversará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dará uma entrevista coletiva e falará com estudantes.

Além da bandeira brasileira, Pontes – chamado pela imprensa russa de “o Gagarin brasileiro”, em alusão ao primeiro cosmonauta, o soviético Yuri Gagarin -, também levou para espaço uma camisa da seleção de futebol do Brasil.

Vinogradov e Williams, que substituem Tokarev e McArthur, realizarão mais de 65 experiências e pelo menos um passeio espacial, o qual incluirá uma ação publicitária: uma simbólica minipartida de golfe no espaço.

A nova tripulação russo-americana ficará na ISS pelo menos seis meses, ao passo que Pontes voltará à Terra no próximo dia 9, em companhia de Tokarev e McArthur na nave russa Soyuz TMA-7.

Dessa forma, na ISS ocorrerá o revezamento das tripulações e das naves, que ficam presas à estação durante seis meses.

Antes do vôo, Pontes, Vinogradov e Williams se mostraram despreocupados com o fato de a expedição ser a de número 13, que para os supersticiosos tem fama de trazer azar. O brasileiro ainda brincou que a sua missão é a “12 e meio”, por partir com a ISS-13 e voltar com a ISS-12.

Em julho, a ISS-13 espera uma visita da nave americana Discovery, com o astronauta da Agência Espacial Européia (ESA) Thomas Reiter, que será integrado como o terceiro membro da tripulação permanente.

A Estação Espacial, lançada em novembro de 1998, tem atualmente uma massa de 183 toneladas, um espaço interior de 425 metros cúbicos e uma superfície de baterias solares de 892 metros quadrados.

EFE

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”