Mundo

Ex-advogado de Nixon critica atual programa de espionagem de Bush

None

O advogado da Casa Branca durante a presidência de Richard Nixon, John Dean, disse nesta sexta-feira (31/3) perante o Senado que o programa de espionagem do atual presidente, George W. Bush, é mais grave que o que levou ao escândalo de Watergate.

“Compareço hoje porque acho que a situação atual é mais séria [do que na época do escãndalo], e tenho bons argumentos para isso”, disse Dean perante o Comitê Judicial do Senado.

O ex-funcionário compareceu à audiência por solicitação do senador democrata Russell Feingold, que apresentou uma moção de censura contra Bush por causa programa de espionagem sem permissão judicial que o presidente norte-americano estabeleceu após os atentados do 11 de setembro de 2001.

Dean apoiou a proposta de Feingold. “Se o Senado ou a Câmara, ou ambos tivessem censurado, ou de alguma maneira advertido Richard Nixon, teria sido possível evitar a tragédia de Watergate”, disse.

“Espero que o Senado não fique parado enquanto abusos mais sérios são cometidos”, acrescentou Dean.

Feingold argumenta que Bush não tinha poder para ordenar os grampos telefônicos sem ordem judicial e que o programa violou a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira de 1978.

Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

2

Mundo

Aos 116 anos, freira brasileira é considerada a pessoa mais velha do mundo

3

Mundo

Presidente afastado da Coreia do Sul será preso até segunda-feira, dizem investigadores

4

Mundo

Porto Rico fica sem energia na véspera do Ano Novo; apagão atinge 90% da população

5

Mundo

Brasileira morre em incêndio em hotel na Tailândia