Política

Impasse marca eleições na Tailândia

Shinawatra estaria ficando prá trás em grande parte da capital e também em áreas do sul do país

A contagem ainda não terminou, mas há indicações de que o número dos que escolheram a opção “não ao voto” na Tailândia pode, em algumas áreas, ultrapassar o número de votos recebidos pelo partido do primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

Shinawatra estaria ficando prá trás em grande parte da capital e também em áreas do sul do país.

Thaksin concovou as eleições em uma tentativa de acabar com meses de instabilidade por causa de acusações de corrupção contra ele.

Mas os três principais partidos de oposição boicotaram o pleito e fizeram uma campanha para que os eleitores escolhessem a opção “não ao voto” em protesto, já que o voto é obrigatório.

Por causa do boicote da oposição, há poucas dúvidas de que Thaksin irá vencer as eleições, já que muitos dos candidatos de seu partido não têm nenhum concorrente.

Mas de acordo com os resultados preliminares divulgados pela imprensa tailandesa, parece ser improvável que o primeiro-ministro consiga obter o mandato claro que ele precisa para acabar com a atual crise.

‘Não ao voto’

Os resultados oficiais não devem ser divulgados até o fim desta segunda-feira ou mesmo na terça-feira, mas segundo os dados publicados pelo jornal Nation, os candidatos do partido governista Thai Rak Thai perderam para o “não” em pelo menos 27 das 36 áreas de Bangcoc.

A situação parece semelhante no sul do país. Segundo a agência de notícias Reuters, funcionários eleitorais interroperam a contagem em uma das áreas porque o “não” havia ocupado todo o espaço dos formulários.

Analistas acreditam que os candidatos do Thai Rak Thai em Bangcoc e no sul não conseguirão assumir seus postos porque ainda que eles tenham ‘vencido’ a eleições como candidatos únicos, eles não obtiveram o mínimo de 20% dos votos necessários para se eleger.

Isso poderia levar a um vácuo político porque de acordo com a constituição do país todos as 500 cadeiras parlamentares devem ser preenchidas para que a câmara baixa passe a funcionar.

Encontro de emergência

Thaksin é ainda popular em áreas rurais do país e os resultados preliminares mostram que ele alcançou uma vitória fácil nesses locais.

Mas isso vai contribuir muito pouco para acabar com os protestos contra ele.

Segundo a imprensa tailandesa divulgou nesta segunda-feira, Thaksin pode estar pensando em entregar o poder a um de seus vices para amenizar a tensão.

O partido está realizando uma reunião de emergência para discutir a situação.

As eleições de domingo foram em grande parte pacíficas, mas três bombas pequenas explodiram perto de postos de votação no sul, deixando pelo menos cinco feridos.

Cerca de 45 milhões de pessoas eram esperadas nas urnas.

BBC Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”