Política

Site “Cordel de Campina” mostra resultado de projeto financiado pelo F

None

O site www.cordelcampina.com.br, idealizado e editado pelo estudante de Comunicação Social e Letras, ator e poeta, Rodrigo Apolinário, realiza a “Noite do Candeeiro” celebrando o aniversário de um ano do Portal que promove webjornalismo cultural fomentando a Cultura Popular da Paraíba.

O evento será realizado no dia 07 de Abril, às 20h00, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, trazendo ao público paraibano o resultado do projeto “Manutenção e Divulgação do Site Cordel Campina” patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC, do Governo do Estado da Paraíba, e pelas Lojas Maia. Além de grandes artistas que representam os vários segmentos da Cultura Popular Nordestina. Os ingressos custarão R$10,00(inteira) e R$5,00(meia).

A “Noite do Candeeiro” trará o cordelista, cantor e rabequeiro Beto Brito, com a legítima música de raiz. Será realizado um desafio entre Ivanildo Vila Nova, autor de “Nordeste Independente” considerado pelos próprios cantadores o maior da profissão, e Raimundo Caetano, cantador com 30 anos de carreira que é o maior vencedor de festivais de violeiros das duas últimas temporadas. Além do humor declamado de Iponax Vila Nova, eleito o declamador do ano de 2005 pela imprensa de Mossoró-RN.

O evento será apresentado pelos humoristas Xiquexique e Jerimum, dupla caipira que conta “causos” nordestinos. Continuando a celebração cultural, se apresenta o Grupo de Dança “Raízes”, lembrando passos e ritmos da cultura nordestina. E, mostrando os seus trabalhos, se farão presentes cordelistas renomados como Manoel Monteiro, Hélvia Callou, Maria de Fátima Coutinho, Chico D’Assis, Silas Silva, entre outros.

Segundo o Idealizador e Editor Rodrigo Apolinário, a “Noite do Candeeiro” propõe celebrar com todos os segmentos artísticos que o portal se dispõe a fomentar, mostrando que a internet usada como aliada pode incentivar a valorização da cultura popular nordestina.

O Portal Cordel Campina

Campina Grande é conhecida internacionalmente pela sua Cultura Popular e pela produção de softwares. Nesse contexto cultural, somado a leitura de que a Cultura Popular Nordestina, em especial a Literatura de Cordel, precisava adentrar a internet para conseguir novos adeptos e assim ser mais valorizada enquanto Cultura “Popular” e reconhecida enquanto produto de artistas populares surge o Portal Cordel Campina – O Site da Literatura Popular mais Nordestina do Brasil, realizando webjornalismo cultural, trazendo para a web artistas e produções do povo nordestino, em especial paraibano.

O Portal completa um ano nessa valorização, regado de lutas e reconhecimento por parte da imprensa, dos artistas e dos internautas. “Chegar a um ano prova que o projeto tem a função sócio-cultural de fomentar a Cultura Nordestina e nos incentiva a continuar na busca por talentos desconhecidos que merecem ser descobertos e divulgados”, afirmou Rodrigo Apolinário, Idealizador e Editor Geral do Portal.

O Projeto patrocinado pelo FIC

O Projeto “Manutenção e Divulgação do Site Cordel Campina” patrocinado pelo FIC Augusto dos Anjos e pelas Lojas Maia proporcionou a construção de atrativos dinâmicos para o site, como um banco de dados, banco de banners e uma loja virtual. Já na divulgação, patrocinou a produção de panfletos, cartazes, folders e banners que servirão para uma maior divulgação do Cordel Campina no interior do estado e em outras regiões do país.

A Equipe Cordel Campina é formada por cinco estudantes de Comunicação Social (UEPB): Rodrigo Apolinário, Idealizador e Editor; Leiana Souza, Assessora de Imprensa; e os repórteres Edson Nascimento, Fernanda Moura e Shirley Guerra. Além da Assessora Multimídia, Carol Medeiros, Graduada em Arte e Mídia.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Em discurso de posse, Paulinho Freire anuncia que “tá bem pertinho de João Pessoa voltar a ser curral de Natal”

2

Política

Após novo adiamento, Epitácio Viturino revela ação judicial para realizar eleição da Câmara Municipal de Santa Rita

3

Política

Jackson Macêdo diz que é contra anistia para envolvidos nos atos de oito de janeiro

4

Política

Cabo Gilberto volta a defender anistia para os presos no ato de 8 de janeiro: “Prisões ilegais e inconstitucionais”

5

Política

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Santa Rita é adiada mais uma vez