O astronauta brasileiro Marcos Pontes, que está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), disse nesta segunda-feira que ainda não está pensando na volta, mas tem certeza de que irá sentir falta do espaço. “Essa é uma missão curta, mas já testei 50% dos experimentos. Estou indo bem”, disse Pontes durante a coletiva da Nasa com a tripulação da 13ª expedição da ISS para o centro de controle em Korolev.
Pontes foi questionado se tinha noção do que significava para o Brasil ter seu primeiro homem no espaço. Animado, o astronauta brasileiro disse que esse é um hitórico evento, que estava sendo aguardado há muito tempo, algo muito significativo.
“Tive um sonho interessante aqui, de que estava voando por mim mesmo. Quando acordei estava mesmo. A sensação é boa!”, afirmou.
Ao brincar com o microfone durante a entrevista, Pontes disse que ainda não teve tempo de pensar sobre a volta, porque fica o dia inteiro fazendo os experimentos. “Ainda não pensei a respeito do retorno. Mas temos muitas histórias para contar, principalmente aos jovens.”
O brasileiro disse também que pensa bastante na família. “Meu pai trabalhou muito na vida para conseguir criar a gente. Com certeza, ele esta com muito orgulho. Cada dia que passamos em cima do Brasil, penso em todas as pessoas que, durante todo esse tempo, me apoiaram. Essa idéia de perseverança e determinação vai ficar para sempre.”
Marcos Pontes disse aos jornalistas que não tem medo de sentir a diferença dos objetos quando voltar à Terra. “A gente se adapta rápido a situação. Aqui, se você deixar, a coisa fica parada. Vamos ver o que vai acontecer quando voltar – daqui a cinco dias. Eu dou conta depois.”
Ainda hoje, o astronauta dará andamento aos experimentos iniciados e começará o de evaporadores capilares para controle térmico de satélites, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). À noite, ele volta a falar com a coordenação brasileira da missão.
Nesta segunda, será lançado oficialmente na ISS o selo dos Correios da Missão Centenário, por ocasião dos 100 anos do primeiro vôo de Santos Dumont, e será feita a apresentação dos itens promocionais certificados pelo Inpe, entre eles medalhas comemorativas cunhadas pela Casa da Moeda e a bandeira do Brasil oficial da missão.
Animado com missão, astronauta brasileiro diz que sentirá falta do esp
None
Carros
Carros
Carros
Carros
Carros