Política

Governador discute assuntos de interesse do setor canavieiro em Mamang

None

Lideranças do setor sucroalcooleiro da Paraíba se encontraram com o Governador do Estado, Cássio Cunha Lima, na manhã do último sábado (01), na propriedade do Deputado Estadual Ariano Fernandes, em Mamanguape. A reunião, que atendeu a uma solicitação do setor produtivo, começou às 09h00 e contou com cerca de 20 participantes entre membros da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba – Asplan, dos Sindicatos Estaduais do Álcool e do Açúcar, além de algumas autoridades políticas.

O encontro foi aberto pelo Governador que proferiu um relato sobre as dificuldades que sua administração teve de enfrentar desde o início deste mandato.Em seguida, foram apresentadas as propostas de um documento elaborado conjuntamente pelas categorias fornecedora e industrial da atividade sucroalcooleira. A revitalização das estradas que dão acesso aos municípios canavieiros, a distribuição de cana-semente entre os produtores e a isenção do ICMS sobre a aquisição de fertilizantes foram às demandas do segmento produtor, apresentadas pelo presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira.

Segundo Raimundo Nonato, a disponibilização de cana-semente foi a primeira solicitação atendida pelo Governador que deverá destinar um investimento da ordem de R$ 300 mil para esta aquisição. Já as outras medidas, também fundamentais para o fortalecimento da produção de cana na Paraíba, deverão ser analisadas pelos órgãos competentes. O melhoramento das rodovias, por exemplo, é uma contribuição importantíssima para a economia das regiões onde estão as vias citadas no levantamento apresentado em janeiro pela Asplan. “Foi feita uma relação das necessidades de intervenções em diversas estradas do Estado que são importantes não só para o escoamento da produção canavieira, mas de outras culturas e negócios”, explicou Nonato.

Em relação ao ICMS sobre os fertilizantes, Nonato, argumenta que enquanto a Paraíba paga uma taxa 12% sobre a comercialização do produto, outros estados como Alagoas e Pernambuco, os dois maiores fornecedores de cana do Nordeste, respectivamente, têm isenção nesta transação. Desta maneira, a atividade torna-se mais cara ao produtor paraibano que perde em competitividade em relação aos dos referidos Estados.

Na ocasião, o governador Cássio Cunha Lima convidou o ex-presidente da Asplan, José Inácio de Morais para integrar sua equipe de governo, na pasta da Secretaria de Agricultura. Hoje (04), José Inácio terá uma audiência com o governador para definir detalhes do convite e dar sua resposta.

Fonte:

News – Assessoria & Comunicação

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”