Mundo

Infecção adia nova cirurgia em Ariel Sharon

A intervenção cirúrgica para restituir hoje uma parte do crânio do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon

A intervenção cirúrgica para restituir hoje uma parte do crânio do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, foi adiada devido a uma leve infecção em suas vias respiratórias, informou hoje a edição eletrônica do jornal Ha”aretz.

A operação seria feita por uma equipe de neurocirurgiões no Hospital Hadassah, em Jerusalém, onde o veterano político israelense se encontra internado em coma há três meses após sofrer grame derrame cerebral.

Segundo fontes médicas citadas pela publicação, a intervenção tem como objetivo restaurar parte do crânio do premier, extraída para deter uma hemorragia e reduzir a pressão interna após o derrame – que poderia ter sido mortal. Com a cirurgia, pretende-se viabilizar a transferência de Sharon para um centro médico especializado em doentes crônicos.

Atualmente, desde que no final de fevereiro teve um terço de seu intestino grosso extraído, o chefe do governo israelense se encontra em uma sala de urgências do departamento de neurologia.

A nova intervenção será a oitava a que Sharon é submetido desde 4 de janeiro.

A última consistiu na extração de um terço de seu intestino grosso devido a uma gangrena.

Na próxima sexta-feira, serão completados cem dias desde que Sharon foi suspenso de suas funções, e, segundo a Lei do Governo, ele deixará formalmente de ser o primeiro-ministro, cargo assumido por seu vice, Ehud Olmert, pouco após o veterano político israelense ter sido hospitalizado, permanecendo em estado de coma até o momento.

Olmert, à frente do Partido de centro Kadima, fundado por Sharon dois meses antes de adoecer, se encaminha para se tornar o próximo chefe de Governo após as eleições nacionais de 28 de março, nas quais a legenda obteve 29 dos 120 cadeiras do Parlamento (Knesset).

A decisão final sobre a formação do novo Governo depende do pedido formal do presidente de Israel, Moshé Katsav, que atualmente dialoga com os partidos políticos que, após o pleito, participarão da 17ª legislatura do Knesset.

EFE

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”