Paraíba

Prefeito anuncia implantação da bilhetagem e entrega 10 novos ônibus à

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), participa nesta quarta-feira, 5, da solenidade que marca o aniversário de um ano de inauguração do Terminal d

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), participa nesta quarta-feira, 5, da solenidade que marca o aniversário de um ano de inauguração do Terminal de Integração Papa João Paulo II, no Varadouro. Na ocasião, ele entregará mais 10 ônibus novos à população e anunciará a implantação da bilhetagem eletrônica, que faz parte do modelo de gestão do sistema de transporte coletivo implantado na Capital. O evento, que terá inicio às 10h, deverá contar com a presença de secretários, vereadores, imprensa, população e outras autoridades. A Banda 5 de Agosto dará o tom da festa, brindando com música os usuários que estarão dentro do Terminal.

Com a inauguração do Terminal de Integração do Varadouro, como é mais conhecido, em 6 de abril do ano passado, a Prefeitura de João Pessoa iniciou a implantação do sistema de bilhete único nos transportes coletivos da cidade, dando ao usuário o direito de usar dois ônibus pagando apenas uma tarifa. Essa obra de grande alcance social, entregue aos pessoenses em menos de 100 dias deste governo, garantiu aos pessoenses mais economia, maior mobilidade e até mesmo mais oportunidade de trabalho, representando um impacto positivo no bolso da população mais carente da cidade.

Diariamente, 33 mil usuários de transportes coletivos passam pelo terminal, dos quais 80% fazem a integração (o transbordo de um veículo para o outro). Uma pesquisa realizada pela equipe de fiscalização da STTrans constatou que, antes da inauguração do terminal, 70% dos usuários utilizavam dois veículos para se deslocarem pela cidade. Um dos maiores benefícios da obra foi incluir dentro do sistema 4,3% de pessoas que não usavam o transporte coletivo.

Apesar da ação dos vândalos, o Terminal de Integração virou ponto de referência na cidade. Antes, o local funcionava em condições precárias. Barracas desordenadas, prostituição e venda de bebida alcoólica eram comuns naquele espaço. Para manter o local em boas condições, o órgão gestor de trânsito vem realizando a manutenção permanente, trocando equipamentos danificados. A Guarda Municipal está presente 24 horas para manter a ordem e a segurança.

O Terminal de Integração tem aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e é composto por três plataformas. A população dispõe de telefones públicos, banheiros, bebedouro e barracas para pequenas compras. Todas as paradas de ônibus estão sinalizadas com totens que possuem as identificações das linhas. Fiscais de transporte estão na cabine de apóio para dar informações aos usuários. A entrada do terminal, que fica na rua Padre Azevedo, é composta por seis cabines com oito catracas, enquanto que a saída conta com quatro catracas. Ao todo, 58 linhas radiais circulam pelo local.

Novos ônibus – Dentro da política de renovação da frota de transportes coletivos de João Pessoa, o prefeito Ricardo Coutinho vai entregar mais 10 ônibus zero quilômetro à população, adquiridos pelas empresas concessionárias do setor. Serão seis veículos da empresa Transnacional e cinco da empresa Reunidas. Os veículos ficarão expostos em umas das plataformas do Terminal, que será fechada enquanto durar a comemoração do primeiro aniversário do equipamento.

O superintendente de Transportes e Trânsito do Município (STTrans), Deudeste Queiroga, informou que a incorporação dos novos veículos ao sistema faz parte do termo de compromisso assinado entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e as seis empresas concessionárias de transporte público, assegurando a renovação da frota em 10%. A cada ano, ônibus velhos são substituídos por novos. Esse acordo teve início o ano passado quando foram colocados em circulação 42 veículos novos. Para este ano, o percentual de renovação será o mesmo.

Com a entrega desses 10 ônibus, o número de veículos zero quilômetro que entrou em circulação de janeiro para cá sobe para 16. Até de dezembro, os empresários devem colocar mais 28 ônibus novos em circulação, melhorando a qualidade de atendimento ao usuário. “A partir destes, já será possível sentir a melhoria no sistema. Nossa frota, que já é a que tem uma das menores idades do País, ficará ainda melhor com essa renovação”, ressaltou Deusdete Queiroga.

Os veículos possuem vidro fumê, letreiro luminoso, poltronas mais confortáveis e têm catalisadores que poluem menos o meio ambiente. Seis veículos ganharam painéis com imagens aéreas do Terminal de Integração. As linhas contempladas com os ônibus zero quilômetros são: 203 (Mangabeira), 301 (Mangabeira), 303 (Mangabeira), 1.500 (circular), 5.100 (Circular), 5.600 (Mangabeira/Shopping), 1.510 (Circular) e 101 (Grotão). O sistema de coletivos da Capital transporta uma média de 8 milhões de passageiros/mês. Há dez ônibus adaptados e a idade média da frota é de aproximadamente três anos e meio. São 502 veículos cadastrados e 414 em operação.

da redação com Secom-JP

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”