Política

Conselho de Ética aprova relatório que pede a cassação de Josias Gomes

None

O Conselho de Ética aprovou nesta terça-feira o parecer que pede a cassação do mandato do deputado Josias Gomes (PT-BA).

O parecer, de autoria de Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), foi aprovado por 10 votos a 1. Apenas a deputada Neyde Aparecida (PT-GO), substituta de Angela Guadagnin (PT-SP), votou contra o relatório.

Mendes Thame pediu a cassação do parlamentar argumentando que o próprio Gomes admitiu ter recebido dinheiro de caixa dois por duas vezes, pessoalmente. Em sua defesa, o deputado alegou que usou os recursos para pagar dívidas de sua campanha de 2002.

Em depoimento ao Conselho de Ética, Josias Gomes afirmou ter recebido R$ 100 mil para despesas de campanha do PT baiano nas eleições de 2002. Na ocasião, Josias disse ter acreditado que os recursos eram legais.

Perfil

Josias Gomes (PT-BA) é engenheiro e está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Nasceu na cidade pernambucana de Amaraji. Militante do movimento estudantil na Universidade Federal da Paraíba, fundou o PT no estado, em 1980.

Foi dirigente do partido em Rondônia de 1983 a 1988, quando se mudou para a Bahia. No ano seguinte, coordenou a campanha de Lula à Presidência no estado. Eleito presidente estadual do PT em 1999, exerceu o posto até o ano passado.

Seu primeiro cargo eletivo foi o de deputado federal. Nas eleições de 2002, teve 75 mil votos.

Uol

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”