Ainda estamos no inicio do período chuvoso, mas o volume de água que cai do céu já esta fazendo a felicidade de muitos sertanejos. Já são treze açudes sagrando e o maior o Estado, Coremas, “Mãe D’água”, com é conhecido pela sua capacidade armazenar água, está, com cerca de 1.306,850,000 metros cúbicos que representa 96% de sua capacidade total que é 1.358,000,000.
No ano passado o açude de Coremas, que fica na cidade de mesmo nome, chegou a sangrar ainda no mês de março e permaneceu com seu volume maximo até o mês de junho. Este ano a expectativa é grande para o sangramento do açude, fato que é motivo de festa na cidade e na região.
Os açudes que já estão sangrando são: Santa Rosa, em Brejo do Cruz; Cachoeira dos Cegos, em Catingueira; Vídeo, em Conceição; Vazantes, em Diamante; Emas, em Emas; Cachoeira dos Alves, em Itaporanga; Glória, em Jurú; Jangada, em Mamanguape; Paraíso, em São Francisco; Pilões, em São José do Rio do Peixe; São José, em São José de Piranhas; Serra Grande, em Cafundó e Tavares, em Tavares.
Além do açude de Coremas, mais dois estão com mais de 90%, outro gigante das águas na Paraíba, o açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, com 90,2% do volume total de água e Cochos, que fica em Igaracy, e está com 91,8%.
Estes dados foram retirados do site da AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas no Estado.
Marcos Wéric
Chuvas já fazem 13 açudes sangrarem e “Mãe D’água” está com 96% de sua
Ainda estamos no inicio do período chuvoso, mas o volume de água que cai do céu já esta fazendo a felicidade de muitos sertanejos
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba