Esporte

Senar-PB realiza curso de Olericultura para presidiários em Guarabira

None

Proporcionar perspectivas empregatícias e, conseqüentemente, inserção no mercado de trabalho. Foi com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) promoveu nos últimos dias 31 de março e 1º de abril, um curso de Olericultura Básica para 17 pessoas, dentre elas, 14 presidiários e 03 policiais militares. O treinamento que teve uma duração total de 24 horas foi ministrado na Penitenciária Regional João Bosco Carneiro, localizada no município de Guarabira.


 A ação que também fez parte do cronograma de capacitações do mês de março do Senar-PB foi solicitada à entidade pelo diretor do presídio, o capitão José Epitácio de Oliveira, através do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade. Durante o período de treinamento dado pelo instrutor do Senar-PB, Eduardo Pinheiro e acompanhado pelo coordenador Técnico do Órgão, Carlos Patrício, os presidiários contemplados com o curso tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar em uma atividade de fácil aprendizado.


“A Olericultura é o cultivo de verduras e legumes e torna-se bastante viável para qualquer pessoa executar, pois, pode ser desenvolvida em pequenas áreas físicas, com poucos recursos, ferramentas básicas e mão-de-obra simples. Contudo, é uma atividade bastante rentável, de rápida produção, a exemplo da alface, coentro, cebolinha, que chegam a ser colhidos e, posteriormente, comercializadas em apenas 30 dias”, explicou o coordenador técnico do Senar-PB.


Ainda conforme Carlos Patrício, o curso realizado foi de aperfeiçoamento, porque o público destinado já desenvolvia, mesmo de forma rudimentar, o cultivo de coentro, alface, berinjela, couve-flor e tomate, em pequenos canteiros dentro das instalações do presídio. A pequena produção anteriormente obtida pelos presidiários já auxilia na própria alimentação dos detentos no município.


De acordo com o superintendente do Senar-PB, Joaquim Osterne Carneiro, a iniciativa do diretor do presídio de Guarabira, em buscar o auxílio do Senar-PB para promover esse treinamento, foi bastante louvável e deveria servir de exemplo para outras instituições. “A ação tornou-se bastante pertinente, pois, essas pessoas em breve receberão suas condicionais e terão uma perspectiva para se manterem como autônomos, até que chegue uma oportunidade de emprego tradicional”, destacou o dirigente.


            Ainda em Guarabira


            O Senar-PB também já mostra outros resultados positivos, oriundos de capacitações anteriores realizadas no município de Guarabira. Um exemplo é o da senhora Maria Tânia da Costa Carvalho, que faz parte da Associação dos Moradores do Conjunto Clóvis Bezerra, situado na zona urbana da cidade. Tânia participou do curso “Produção de Derivados do Leite”, oferecido pelo Senar-PB, no período de 16 a 18 de novembro de 2005, e desde então, vem confeccionando vários produtos, tais como, doce de leite, cocadas; e fornecendo para lanchonetes e mercadinhos locais. Durante a capacitação Tânia ainda aprendeu a fazer queijo de manteiga e coalho, iogurte e bebidas lácteas.


 


Fonte:


News – Assessoria & Comunicação

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Na despedida da Copinha, Serra Branca vence Picos-PI de virada

2

Esporte

Botafogo-PB acerta a contratação do atacante Guilherme Santos que estava no futebol dos Estados Unidos

3

Esporte

Pela 1ª vez na história da Copa do Nordeste, clubes de João Pessoa e Campina Grande não avançam para a fase principal

4

Esporte

Burse lamenta eliminação do Botafogo-PB na pré-Copa do Nordeste e prega virada de chave para o Paraibano

5

Esporte

Botafogo-PB perde para o Moto Club no Almeidão e se despede da Copa do Nordeste