O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) aprovou o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que entrará em vigor no prazo máximo de 90 dias, a partir de hoje. Porém, segundo assessoria de imprensa do órgão, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ainda não recebeu orientações dos procedimentos que devem seguir. Ele informou que a partir do momento que o Detran for comunicado, haverá uma exposição do novo modelo para a imprensa.
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está de cara nova a partir de hoje. A medida foi tomada para diminuir eventuais fraudes que podem vir ocorrer. Para isso a novo modelo da CNH terá alguns pontos diferenciados, como o papel que tem um tom azulado, além da diagramação, a qual foi 100% modificada. Na nova CNH haverá mais espaço, para dados do motorista, ou seja, para as observações, como por exemplo, se precisa de lentes corretivas. O documento, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), será mais seguro.
Na frente da CNH continuarão as informações do nome, filiação, RG e CPF do motorista.
No entanto, a maior diferença e “arma” contra fraudes, será um código numérico, o qual só é reconhecido pelo Denatran. Posteriormente será criado um banco de dados com informações sobre os motoristas e possa ser consultado com esse número.
Outra novidade será a marca d’água com a imagem da Bandeira Nacional . Os motoristas que quiserem trocar o modelo antigo pelo novo, poderão faze-lo sem nenhum custo adicional. Porém, a validade continuará a da carteira anterior.
Valéria Sinésio
ClickPB
Detran ainda não recebeu informações oficiais sobre a nova CNH
Novo modelo terá um código de validação numérica que será composto por dados individuais de cada CNH
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano