Cotidiano

Parceria entre o Senar-PB e Prefeitura de Esperança viabiliza curso de

None

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperança promoveu, entre os dias 24 e 29 de março, duas capacitações em “Alimentação Alternativa” para 40 merendeiras das zonas urbana e rural do município. O treinamento foi realizada com duas turmas de 20 pessoas cada, no Colégio Monsenhor Palmeira e teve uma duração de 48 horas. O objetivo da ação foi treinar essas profissionais para o melhor aproveitamento dos alimentos destinados ao preparo da merenda escolar local.

Segundo o coordenador Técnico do Senar-PB e atual presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Esperança, Carlos Patrício, durante o curso as merendeiras tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos aplicáveis em aproveitamento de alimentos regionais e higienização no processamento dos produtos. Os cursos foram totalmente gratuitos e se enquadram na classificação: Promoção Social (PS).

“Na oportunidade, foram destacadas a importância da higiene durante a manipulação dos alimentos o nível nutricional, ou seja, como fazer as compensações para obter as vitaminas e, ainda, como aproveitar as partes de alimentos julgados sem utilidades, como por exemplo, a casca do abacaxi, do jerimum, que servem para fabricação de sucos e sopas, além de aprender como atribuir sabores aos alimentos utilizando a soja texturizada”, detalhou Carlos Patrício.

A ação que também se integra ao quadro de capacitações do mês de março do Senar-PB, foi solicitada à entidade pela primeira-dama de Esperança, Vânia Lúcia de Oliveira Belfino, através do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade. O treinamento foi ministrado pela engenheira agrônoma da UFPB e instrutora do Senar-PB, Ione Alves Diniz. “Capacitar essas profissionais no preparo de alimentos saudáveis e com aceitabilidade nas escolas e creches é, sobretudo, impulsionar a qualidade da nossa merenda e o desenvolvimento profissional dessas pessoas”, declarou a primeira-dama de Esperança. Vânia acrescentou também que ficou satisfeita com o resultado obtido e que, “pretende realizar outros cursos em parceria com o Senar, a fim de proporcionar uma melhor qualificação para os cidadãos esperancenses”.

Parcerias

Conforme o superintendente do Senar-PB, Joaquim Osterne Carneiro, outras prefeituras também têm demonstrado interesse de realizar ações em seus municípios, por meio de convênio firmado com o Senar-PB. Entretanto, esclarece o superintendente, a contrapartida das Prefeituras não precisa ser, necessariamente, com recursos financeiros. Mas, principalmente, com apoio logístico para os eventos, como espaço para a realização dos cursos e treinamentos, alojamento e alimentação para os participantes. “O sistema Faepa Senar está aberto à realização de parcerias com gestores municipais de todo o Estado, independente de siglas partidárias”, enfatizou o dirigente.

Joaquim Osterne lembrou ainda que a instituição procura atender às solicitações que lhe são feitas. “O Senar-PB não gera demanda, apenas atende a demanda de cursos que, na maioria das vezes, são requisitados pelos sindicatos de produtores e trabalhadores rurais, associações de produtores, prefeituras, Emater etc.”, informou. Para obter informações sobre capacitações e treinamentos no setor rural, basta ligar para 3222-2000.

Fonte:

News – Assessoria & Comunicação

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Acidente deixa trânsito lento na BR-230, na Grande João Pessoa

2

Cotidiano

Tarifa de ônibus em João Pessoa passa a ser de R$ 5,20 para ônibus convencional; ‘geladinho’ vai a R$ 5,80

3

Cotidiano

Preços de material escolar variam até 988,89% em Campina Grande, aponta pesquisa do Procon

4

Cotidiano

Derramamento de óleo causa transtornos na avenida Epitácio Pessoa

5

Cotidiano

Pane em veículo deixa trânsito engarrafado em João Pessoa