A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) limpou 430 terrenos no mês de março, que geraram cerca de 6.560 toneladas de lixo. Os serviços foram realizados em vários bairros de João Pessoa, principalmente no bairro do Bessa, onde existe o maior número de terrenos baldios.
Além da limpeza, a Emlur está realizando uma campanha educativa para ajudar na manutenção da higiene dessas áreas, através da afixação de placas e pintura de muros com mensagem ‘Tá Limpo! A Emlur passou por aqui. Sejam nossos parceiros na limpeza’.
“A nossa orientação é que as pessoas evitem jogar resíduos nos terrenos baldios, até porque quando faz isso a pessoa não está se livrando do material gerado, mas formando um criadouro propício à disseminação de ratos, baratas e outros vetores de doenças”, explicou o diretor de Operações da Emlur, Luiz Antonio Gualberto.
De acordo com o diretor do departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Noé Estrela, o lixo jogado pela população nos terrenos baldios de João Pessoa representa uma das maiores preocupações da autarquia, principalmente pelo fato de que na quase totalidade das áreas existe a coleta regular de resíduos.
Entre os meses de janeiro e abril, a Emlur notificou 1.500 proprietários de terrenos por não cumprirem o Artigo 40 do Regulamento de Limpeza Urbana de João Pessoa, que estabelece a todo proprietário de terreno não edificado ou não utilizado nas vias e logradouros públicos, a obrigatoriedade de “mantê-lo capinado, drenado e limpo; a guardá-lo e fiscalizá-lo para impedir que o mesmo seja utilizado como depósito de resíduos, de detritos e de resíduos de qualquer natureza”.
Das notificações efetuadas, apenas 14 resultaram em autos de infração, porque os demais proprietários providenciarem a limpeza dos seus terrenos dentro do prazo fixado pela Emlur. A multa para esse tipo de infração varia de 50 a 400 UFIRs, o que representa de R$ 856,50 a R$ 6.940.
Secom-JP
Emlur coleta 6.560 toneladas de lixo em terrenos baldios
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) limpou 430 terrenos no mês de março, que geraram cerca de 6.560 toneladas de lixo
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano