O governo federal lançou nesta sexta-feira o plano nacional de combate à gripe aviária. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disseram estarem confiantes em que a doença não chegará ao país, mas, se chegar, haverá meios de combatê-la.
“Eu não acredito que venha para o Brasil, por causa da distância, mas sempre há uma ave mais peralta do que a outra e ela pode resolver despencar no Brasil. É importante ressaltar que nós estamos nos preparando para isso”, disse Lula, sobre a possibilidade de aves migratórias trazerem a doença ao país.
Os pontos principais do plano anunciado hoje são: o monitoramento do desenvolvimento internacional da doença, a vigilância de aves migratórias nas fronteiras e na criação de aves.
Também será proibida a importação de aves de países onde tenha sido detectada a doença.
“Temos uma grande chance de não sermos atingidos por essa enfermidade”, disse Rodrigues. No entanto, ele alerta para outras conseqüências, como a queda dos preços do milho e da soja por conta da crise que atinge a avicultura mundial.
Após a cerimônia de lançamento do plano, Lula convidou os presentes para um almoço em que foram servidos pratos à base de frango (risoto de frango, iscas de frango, empadas, coxinhas ao molho de gergelim, coração de frango e salada de trigo com peito de peru e tomate seco).
Fonte: Folha Online
Governo federal lança programa nacional de combate à gripe aviária
None
Política
Política
Política
Política
Política