O Governador do Estado da Paraíba, Cássio Cunha Lima, sancionou às 16h, desta sexta-feira (7), na Granja Santana (residência oficial do Governo estadual), a lei que fixa os subsídios dos magistrados. Cássio destacou que “a Paraíba que tinha um dos piores salários para o Ministério Público e demais magistrados, com a aprovação destes subsídios, se nivela a maior parte dos Estados do Brasil, e comemora os avanços das duas instituições que são pilares da democracia, o judiciário e o Ministério Público”, disse.
Esta fixação é o cumprimento a um princípio constitucional contido nas emendas 41 e 45, que estabelecem que o teto máximo para os desembargadores nos estados deve ser de no máximo 90,25% (R$ 22.111,25), em cota única, do salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal e com redução progressiva de 10% de acordo com as entrâncias.
Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador João Antônio de Moura “a sanção desta lei representa a ‘carta de alforria’ do magistrado paraibano, trazendo transparência que se faz necessária”, comentou.
A procuradora Geral da Paraíba, Janete Ismael afirmou que “esta lei é uma vitória da instituição e da lei, já que esta fixação é o cumprimento a um princípio constitucional e o Ministério Público da Paraíba estava retardando o cumprimento desta lei”, falou.
Estiveram presentes ao evento vária lideranças políticas ligadas ao Governo do Estado, além de magistrados de toda Paraíba.
Janildo Silva
ClickPB
Governador sanciona lei que fixa subsídios para magistrados
Magistrados comemoram novo teto dos subsídios da categoria
Política
Política
Política
Política
Política