Saúde

Semana Santa: Peixes, Chocolates e Vinhos devem ser consumidos com cui

Alto teor calórico de um e a grande quantidade de álcool do outro, podem ocasionar sérios problemas de saúde

Com a chegada da Semana Santa e da Páscoa, todo mundo quer comer muito chocolate e peixe, além de se deliciar com os vinhos. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de se alimentar para que não haja problemas decorrentes da ingestão desses alimentos. O alto teor calórico de um e a grande quantidade de álcool do outro, podem ocasionar sérios problemas de saúde.

O chocolate é um alimento rico em calorias, composto por carboidratos, gorduras e uma pequena porção de proteínas, além de trazer em sua composição substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina. Uma barra de chocolate possui aproximadamente dez miligramas de cafeína, que ajudam a elevar o estado de excitabilidade e bem estar. De acordo com o nutricionista Sebastião Filho, deve-se optar pelo chocolate amargo, os quais contêm menos calorias, diferentemente dos chocolates com recheio. O nutricionista disse que de todos, o melhor mesmo é o chocolate diet, o qual não possui adição de açúcar, por isso a importância das pessoas lerem o rótulo das embalagens antes de comprar.

Como é de costume, o peixe reina quase que absolutamente na mesa da população durante a Semana Santa, principalmente entre os católicos. Sobre o peixe, Sebastião disse que é indicado sem molho de côco, pois este contém muita gordura saturada. “É preferível o peixe frito no azeite ou ao molho de vinho”, revelou. Sobre o Bacalhau o nutricionista ressaltou que é melhor acompanhado com um arroz branco ou feijão verde. Os incrementos devem ser evitados.

Por fim, o nutricionista falou sobre o vinho, também presente nesse período. Ele disse que a bebida tomada em pequenas doses diariamente não faz nenhum mal à saúde, ao contrário, é benéfico ao coração. No entanto, o exagero deve ser abolido, pois a embriaguez do vinho é muito forte, devido à mistura do álcool com a uva.


Valéria Sinésio
ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Baixo peso não é garantia de saúde: entenda como a pressão em torno do emagrecimento afeta o corpo e mente

2

Saúde

Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui em Pernambuco; caso é o primeiro confirmado no estado em oito anos

3

Saúde

João Pessoa deverá ter concurso com até 2 mil vagas na área da saúde ainda em 2025, anuncia secretário

4

Saúde

Número de casos de dengue duplica em um ano e Paraíba registra mais de 14 mil casos em 2024

5

Saúde

Estoque do Hemocentro da Paraíba registra queda e instituição pede para população realizar doações de sangue