Paraíba

42 mil pessoas passam pelo Terminal todo dia e mais de 80% fazem a int

A implantação do Terminal de Integração do Varadouro, em abril do ano passado, mudou o cotidiano e a paisagem de João Pessoa

A implantação do Terminal de Integração do Varadouro, em abril do ano passado, mudou o cotidiano e a paisagem de João Pessoa. Aproximadamente, 42 mil pessoas passam pelo local diariamente, sendo que 35 mil (mais de 80%) fazem a integração, economizando uma tarifa. O comércio informal também se beneficiou com o empreendimento que, além de valorizar o plano arquitetônico do Centro Histórico da cidade, viabiliza também o desenvolvimento econômico e comercial.

No início do ano passado, com apenas 100 dias de trabalho da recente gestão municipal, a Capital paraibana foi presenteada com a entrega do primeiro espaço público que garantiu ao cidadão a economia diária com a compra de passagens. Para aqueles que necessitavam pegar dois ou mais ônibus, hoje a realidade é bem diferente, com a criação do ‘passe único’ o usuário garantiu a economia direta de 50% no seu orçamento.

Usuários – Para Josilda Albuquerque, funcionária pública, 52 anos, moradora do Conjunto Cidade Verde, usuária assídua do Terminal de Integração, a sua despesa com o transporte público diminuiu verdadeiramente. “Quando eu lembro que eu gastava com quatro passagens todo dia, e que hoje eu gasto a metade, eu só posso dizer que esse foi um ótimo trabalho da Prefeitura. Antes eu tinha que ficar em pé no meio da escuridão e da sujeira, e aqui está tudo iluminado e com melhor segurança”, comemorou.

Já a engenheira civil Rita de Cássia Oliveira de Vasconcelos, moradora do bairro do Róger, entende que o beneficio não foi apenas econômico. Ela também ressaltou a beleza arquitetônica do Centro da cidade de João Pessoa. “O terminal devolveu ao Centro e às imediações da Rodoviária Municipal, o caráter público de local de passagem, mudou o projeto urbano da cidade de uma forma que beneficiou a população e os seus visitantes”, afirmou a engenheira.

A estudante universitária Danielle Guedes Cavalcante, 27 anos, moradora do bairro dos Bancários, relembrou da falta de segurança do local antes da construção do Terminal de Integração. “Eu tinha medo de ficar esperando o ônibus por aqui, mesmo durante o dia. Como o terminal é iluminado e todo cercado, além da fiscalização, agora eu volto pra casa mais tranqüila e ainda economizo na passagem”, enfatizou a usuária.

Convênio – Na última quinta-feira (23), o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), assinou um convênio junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para a construção de 24 quiosques que irão beneficiar diretamente o comércio do local, fomentado diretamente na economia e no melhor armazenamento dos produtos vendidos dentro do Terminal de Integração.

“Agora com o quiosque nos vamos poder atender melhor a nossa clientela. Com o espaço maior e energia elétrica, vou colocar uma geladeirazinha ou freezer para guardar as comidas, as bebidas, oferecer uma mercadoria de qualidade. Eu não tenho do que reclamar; há dez anos estou com a minha barraca por aqui e tive a sorte de conseguir este espaço pra mim; agora a tendência é melhorar”, afirmou o comerciante Carlos Antônio Amaral, 32 anos, morador do bairro do Cristo Redentor.

Fonte: JoaoPessoa.pb.gov.br

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

2

Paraíba

Ciclistas fazem protesto em João Pessoa após atropelamento e morte na faixa preferencial

3

Paraíba

Preço da gasolina dispara e o litro já é vendido a R$ 6,19 nos postos da Grande João Pessoa

4

Paraíba

Litoral da Paraíba tem 4 trechos de praia impróprios para banho; veja que locais deve evitar

5

Paraíba

Mais de mil vagas para cursos de artes gratuitos são ofertadas em Campina Grande