Paraíba

Ministério do Desenvolvimento impõe limite na produção do leite no Est

O Programa de Incentivo ao Consumo do leite tem desempenhado importante papel na distribuição para pessoas necessitadas

O Programa de Incentivo ao Consumo do leite tem desempenhado importante papel na distribuição para pessoas necessitadas. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento Social, aprovou uma resolução que limita a quantidade de leite a ser adquirida pelos governos. A decisão não agradou aos produtores que produziam em média 60 litros de leite por dia e agora não podem vender mais que o permitido, ou seja, 19,9 litros/dia.

Por conta do limite, diminui o valor entregue. A resolução diz que a produção máxima não ultrapasse o valor máximo de R$ 2,5 mil reais por semestre, ou ainda, 100 litros de leite, porém, com esse valor só é possível adquirir 19,9 litros por produtor. De acordo com o secretário de agricultura do Estado, Felipe Adelino, o Ministério do Desenvolvimento aplicou a resolução aos estados do Nordeste e norte de Minas Gerais. “Essa ação do Ministério visa aumentar o número dos pequenos produtores, garantindo uma ajuda econômica”, ressaltou o secretário.

Na Paraíba, são 3 mil e quatrocentos produtores cadastrados, que seguem as regras de inspecionagem da Agevisa. No entanto, o número promete chegar aos seis mil, uma vez que, o limite na aquisição diminuiu, será necessário que mais produtores se cadastrem no programa para oferecer o leite.

De acordo com secretário, cerca de 60% das famílias serão excluídas e isso ameaça o Programa do Leite na Paraíba. O Ministério desenvolveu uma redução em todos os produtos , como o feijão, milho, arroz e leite, e este último teve maior impacto, por ser o mais caro.

Por fim, Adelino disse que devido ás intensas fiscalizações no leite do Estado, este vem apresentando uma melhora na qualidade. “Por força da cobrança, o leite passou a ser produzido com qualidade”, disse. O secretário afirmou que a resolução do Ministério provocou um desânimo para os produtores do produto.

Valéria Sinésio
Clickpb

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Enem 2024: resultados são divulgados nesta segunda-feira; saiba como acessar

2

Paraíba

Sine oferta mais de 880 vagas de emprego a partir desta segunda na Paraíba; confira lista

3

Paraíba

Campina Grande tem mais de 700 vagas de emprego esta semana; confira oportunidades

4

Paraíba

Programa “Ô Paraíba Boa” volta ao ar em novo horário e formato na Rádio 100.5 FM nesta segunda-feira

5

Paraíba

Inmet divulga alerta de chuva forte para todas a Paraíba e cidades podem ter ventos de até 100 km por hora